Um homem de 67 anos, residente em Natal, é o primeiro paciente a receber um transplante de coração no Rio Grande do Norte em 2025. A cirurgia está ocorrendo no Hospital Rio Grande, na capital, após a captação do órgão de uma doadora em Mossoró, cidade situada na região Oeste do estado. A estimativa é que o transplante seja concluído até as 18h desta quinta-feira (9), o que resultará no encerramento da fila de espera para transplantes cardíacos no estado.
O coração transplantado é de uma mulher de 38 anos, que faleceu devido a complicações de uma cirurgia. Após a retirada do órgão em Mossoró, ele foi transportado para Natal em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com o objetivo de garantir a rapidez no processo. A aeronave pousou na Base Aérea de Natal, de onde o órgão seguiu em escolta até o Hospital Rio Grande, onde o paciente aguardava.
O sucesso do transplante depende diretamente da rapidez no traslado do órgão, um fator crucial para a viabilidade do procedimento. O Hospital Rio Grande é reconhecido como referência na realização de transplantes cardíacos e possui a devida habilitação do Ministério da Saúde para realizar este tipo de procedimento. Com esse transplante, o estado consegue zerar a lista de espera por corações.