Nesta quinta-feira (13), a Receita Federal e Polícia Federal deflagraram a “Operação Retomada”. O objetivo é coibir e reprimir a distribuição e venda ilegal de cigarros contrabandeados e falsificados na Região Metropolitana de Natal.
A Justiça Federal do Rio Grande do Norte expediu três mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos em quatro depósitos de cigarros localizados na região, além de ações contra cigarreiras clandestinas.
No total, além dos 50 mil maços de cigarros apreendidos, foram além de telefones, computadores, notebooks, documentos contábeis e agendas. Após o devido procedimento fiscal, as cargas de cigarros serão devidamente destruídas. Os demais bens serão analisados durante as investigações.
Os cigarros serão destruídos após o regular procedimento fiscal e os demais bens apreendidos serão analisados para prosseguimento das investigações. Lembrando que o contrabando de cigarros pode alcançar pena de 5 anos de reclusão além de multa.
Participaram da operação 30 policiais federais, oito auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal e quatro da Secretaria da Fazenda participaram da ação. A Operação Retomada foi fruto da cooperação entre forças de segurança federais como a PF e a RF e contou com as participações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte.