Os trabalhadores já podem consultar se têm direito ao abono salarial PIS/Pasep 2026, referente ao ano-base 2024. A verificação foi liberada nesta quinta-feira 5 e está disponível de forma digital.
A consulta pode ser feita pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Para acessar, é necessário manter o aplicativo atualizado, entrar com CPF e senha do portal gov.br e, no menu “Benefícios”, selecionar a opção “Abono Salarial”. O sistema informa de forma imediata se o trabalhador está habilitado ou não a receber o benefício.
Quem atua no setor privado também pode obter as informações por meio dos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem, que apresentam a situação do benefício e a previsão da data de pagamento.
O pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2026 terá início em 16 de fevereiro e seguirá, a partir deste ano, um calendário fixo definido pelo governo federal. Os primeiros a receber serão os trabalhadores nascidos em janeiro. Os valores poderão ser sacados até 30 de dezembro de 2026.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a expectativa é de que cerca de 26,9 milhões de trabalhadores sejam contemplados, com a liberação aproximada de R$ 33,5 bilhões ao longo do ano.



















