Entenda o que é o fungo e os riscos para o sistema de saúde potiguar
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte confirmou a detecção de um caso do superfungo Candida auris em um paciente internado na capital, Natal. A confirmação acende um alerta epidemiológico devido à alta resistência do microrganismo a medicamentos antifúngicos comuns.
O Candida auris é conhecido por ser um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde global, especialmente em ambientes hospitalares. Ele pode causar infecções invasivas graves, principalmente em pacientes com sistemas imunológicos comprometidos ou que fazem uso de dispositivos médicos invasivos.
Medidas de contenção e vigilância
A Sesap não detalhou o estado de saúde do paciente, mas a confirmação exige a implementação imediata de rigorosos protocolos de controle de infecção para evitar a disseminação dentro da unidade hospitalar. A vigilância epidemiológica é intensificada para monitorar possíveis novos casos e garantir que as medidas de higiene e isolamento sejam seguidas à risca.
O surgimento do Candida auris em Natal soma-se a outros alertas de saúde recentes no estado, como o risco de intoxicação por consumo de peixes (ciguatera) e a necessidade de atenção contínua ao aumento de transplantes de medula óssea, que cresceram 12,72% em 2025 no RN. A Sesap mantém o foco na gestão de crises de saúde pública e na prevenção de surtos.


















