Nesta quarta-feira (25), o jornalista Miguel Weber recebeu o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, no programa Boa Tarde RN da Band. O ministro, que está em Natal acompanhado da governadora Fátima Bezerra, trouxe novidades sobre o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com foco nas áreas de saúde e cultura.
Durante a entrevista, Padilha destacou que o Rio Grande do Norte receberá R$ 50 bilhões em investimentos do PAC, incluindo a recuperação de quase 200 km de estradas federais. Entre os projetos mencionados, estão a duplicação da Reta Tabajara e melhorias nas vias urbanas de Macaíba, além de obras de ligação entre Macaíba e Mossoró.
“A gente traz essa parceria que eu acho que é muito importante do governo federal, do presidente Lula, governadora Fátima Bezerra aqui o governo do estado e está fazendo isso em vários municípios também”, destacou
Na área da saúde, o ministro anunciou a construção de uma maternidade específica para mulheres na região metropolitana de Natal, além de investimentos em unidades básicas de saúde e policlínicas. Padilha também comentou sobre a importância do programa de redução de filas de cirurgias, que busca melhorar o atendimento à população.
“Todo mundo sabe o quanto as filas de cirurgias, as filas de exames são um problema a ser enfrentado. Então tem mais parcerias do governo federal com o município que pode ajudar a reduzir essas filas.”, disse.
No que diz respeito à cultura, o ministro informou que o governo federal está promovendo o maior investimento público na área da cultura na história do Brasil, com a aprovação da Lei Paulo Gustavo e da Lei Aldir Blanc. Ele mencionou que os recursos dessas leis já ultrapassam R$ 17 milhões para o estado, permitindo a realização de editais e apoio a projetos culturais.
Padilha encerrou sua participação no programa ressaltando a necessidade de união entre o governo federal e estadual para aproveitar essas oportunidades. Após a entrevista, Weber enfatizou a importância de acompanhar as promessas feitas e garantiu que o programa estará sempre disponível para cobrar resultados das ações anunciadas.