Um apagão de energia registrado na madrugada desta quarta-feira (14) atingiu pelo menos 21 municípios do Rio Grande do Norte e deixou cerca de 425 mil clientes sem fornecimento, segundo a Neoenergia Cosern. O problema também foi registrado em estados de todas as regiões do país.
De acordo com a companhia, o desligamento ocorreu às 0h31 e afetou 26% dos consumidores potiguares. O serviço começou a ser restabelecido em quatro minutos e estava 99% normalizado até 1h da manhã.
O Ministério de Minas e Energia informou que a falha teve origem no Sistema Interligado Nacional (SIN). Um incêndio no reator da Subestação de Bateias, na região metropolitana de Curitiba, provocou o desligamento de toda a estrutura de 500 kV, ocasionando a interrupção.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que a ocorrência resultou na interrupção de aproximadamente 10.000 MW de carga. Em nota, o órgão afirmou que iniciou, junto com as concessionárias, as medidas para restabelecer a energia nas regiões atingidas.
No Rio Grande do Norte, as cidades afetadas foram: Natal (em bairros como Centro, Ribeira, Igapó e Planalto), Parnamirim, Caicó, Currais Novos, Assu, Santa Cruz, Macau, Nova Cruz, São José de Mipibu, entre outras.
A Neoenergia Cosern destacou que aguarda informações detalhadas do ONS sobre as causas da ocorrência.