Dados setoriais da Gestão Kairós, empresa especializada em consultoria de sustentabilidade e diversidade, apontam que apenas 3% das mulheres negras ocupam espaços de destaque no Brasil.
Em entrevista ao BandNews TV, Liliane Rocha, consultora em diversidade da Kairós, afirmou que o cenário do mercado de trabalho ‘segue desafiador’ para mulheres negras.
“A gente tem 32% de mulheres no quadro funcional e 33% de negros no quadro funcional, quando a gente vai para a intersexualidade mulheres negras, [o número] despenca para 8,9%. Na liderança, nível gerente acima, 25% de mulheres e 17% de negros. Quando a gente intersecciona, o número de mulheres negras cai para 3%”, disse.
Segundo Liliane, há uma ‘lacuna’ que as mulheres negras precisam ultrapassar para garantir igualdade salarial e oportunidades no mercado de trabalho.
“Na sociedade brasileira, nós temos 29% de mulheres negras e o que a gente nota é um verdadeiro abismo, uma lacuna imensa que a gente precisa ultrapassar para ter igualdade salarial, acesso ao mercado de trabalho e oportunidades para as mulheres negras brasileiras”, completou.
Dia Internacional da Mulher Negra
O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi criado pela Organização das Nações Unida (ONU), durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992.
O objetivo é lembrar a luta e a resistência dessas mulheres contra racismo, o machismo, a violência, a discriminação e o preconceito dos quais elas ainda são vítimas.
A cerimônia que lembrou a data foi no Ministério da Cultura em Brasília. E contou com a participação de representantes de diversos setores da sociedade civil e da política.
Band