Dom João Santos Cardoso, Arcebispo Metropolitano de Natal, celebrará uma missa nesta segunda-feira (21), às 16h30, na Catedral Metropolitana, em homenagem ao Papa Francisco, falecido na manhã de hoje. A celebração será aberta ao público e ocorrerá no bairro do Tirol, zona Leste da capital potiguar.
A Arquidiocese divulgou uma nota oficial de pesar, expressando solidariedade e consternação diante da perda. No comunicado, Dom João destaca o legado espiritual de Francisco e o seu compromisso com os mais vulneráveis:
“O Santo Padre, sucessor do Apóstolo Pedro, cumpriu amorosa e fielmente a missão de governar a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, como incansável servidor do Evangelho e com amor universal, com especial atenção aos mais pobres e marginalizados.”
A nota também ressalta a relevância simbólica da morte do Papa ocorrer durante a Oitava da Páscoa, período litúrgico que celebra a ressurreição de Cristo e renova a esperança na vida eterna:
“Encomendamos a alma do Papa Francisco à infinita e amorosa misericórdia de Deus”, conclui o texto, assinado por Dom João.
Papa Francisco faleceu em sua residência no Vaticano, aos 88 anos, após mais de uma década à frente da Igreja Católica. Ele será lembrado por seu estilo pastoral próximo do povo, sua defesa da justiça social e sua liderança em tempos de grandes transformações.