O novo líder da Igreja Católica, Papa Leão XIV, eleito nesta quinta-feira (8), já havia recebido o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, durante visita ao Vaticano em junho de 2024. O encontro aconteceu enquanto Dom João participava, em Roma, da bênção dos pálios, cerimônia tradicional que marca o início da missão de novos arcebispos, presidida, à época, pelo Papa Francisco.
Durante a estadia no Vaticano, Dom João esteve com o então Cardeal Robert Francis Prevost, à época Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. O encontro foi acompanhado pelo Monsenhor Charles Dickson Macena, vigário episcopal do Vicariato Nossa Senhora da Apresentação, também da Arquidiocese de Natal.
Em homenagem ao início do pontificado, a Arquidiocese de Natal realiza, nesta sexta-feira (9), uma missa em ação de graças. A celebração acontecerá às 11h, na Catedral Metropolitana de Natal, e será presidida pelo próprio Dom João Santos Cardoso.
Robert Francis Prevost, de 69 anos e natural dos Estados Unidos, foi eleito pontífice no segundo dia do conclave. A escolha foi anunciada com a tradicional fumaça branca da Capela Sistina às 13h08, seguida, cerca de uma hora depois, da apresentação oficial feita da sacada da Basílica de São Pedro.
Leão XIV é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos a assumir o comando da Igreja Católica, marcando um novo capítulo na história do Vaticano.