A Arquidiocese de Natal divulgou um alerta público nesta semana sobre a circulação de um vídeo falso que utiliza tecnologia de Inteligência Artificial para simular a fala do Arcebispo Metropolitano, Dom João Cardoso. No conteúdo forjado, o religioso aparece pedindo doações financeiras para o suposto tratamento de uma criança.
“Reforçamos que o vídeo em questão é falso e que não foi produzido e nem autorizado por Dom João. Quaisquer campanhas ou ações solidárias da Arquidiocese são veiculadas apenas em nossos canais oficiais (site e redes sociais)”, informou a Arquidiocese em comunicado oficial.
Segundo a instituição religiosa, o caso utilizado no vídeo é ainda mais grave: trata-se de uma menina que realmente existiu, mas que faleceu há seis anos na Inglaterra. A manipulação do vídeo, portanto, além de enganar fiéis, também explora de forma desrespeitosa a imagem de uma vítima real.
A Arquidiocese orienta que qualquer situação suspeita como essa seja reportada imediatamente. “Quaisquer situações suspeitas desse tipo, podem ser enviadas para o e-mail do Setor de Comunicação da Arquidiocese, no seguinte endereço: [email protected]”, conclui o comunicado.