A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) homenageou nesta sexta-feira (26) um dos principais nomes da comunicação no Norte e Nordeste do país. Em sessão especial marcada pela emoção e por discursos de reconhecimento, Augusto César Gouveia Correia Lima, diretor Norte e Nordeste do Grupo Bandeirantes de Comunicação, recebeu o Título de Cidadão Baiano — uma honraria que agora oficializa um vínculo afetivo que, segundo ele mesmo, já existia. “Deus me livre de não ser baiano”, brincou o homenageado, em tom bem-humorado, ao celebrar o momento.
Augusto já foi gerente comercial e superintendente da Band RN, construindo uma bela relação com a emissora. Ele foi diretor geral de 2013 até 2017 da Band RN e Alagoas. Em 2018, assumiu a direção grupo Norte e Nordeste da Band. No evento, estiveram colaboradores da Band RN como o supeintendente João Soares e os apresentadores Juliana Celli, Edivan Martins, Rodrigo Loureiro e Simone Silva.
A proposta do título foi apresentada pelo deputado estadual Niltinho (PP) e aprovada por unanimidade no parlamento baiano. A solenidade foi conduzida pela presidente da Casa, deputada Ivana Bastos (PSD), no Plenário Orlando Spínola, que ficou lotado com amigos, familiares, parlamentares e profissionais da comunicação que foram prestigiar o evento. Augusto foi conduzido ao plenário pelo deputado Paulo Câmara (PSDB) e recebeu a honraria das mãos da esposa, Veruska Correia Lima, e do neto, Thomas Correia Lima Maia.
Durante a cerimônia, a presidente Ivana Bastos destacou o simbolismo da homenagem, exaltando a trajetória do comunicador. “Essa é a história de um comunicador nato, um case de sucesso da vida real marcado pelo talento e pelo amor pela Bahia”, afirmou. Ela também elogiou a sensibilidade do deputado Niltinho por propor a homenagem.
Ao subir à tribuna, o parlamentar destacou a contribuição de Augusto para a valorização da cultura, da música e do carnaval baiano, que ganharam ainda mais projeção nacional por meio da Band. “Essa homenagem é apenas uma oficialização, pois nas veias do homenageado já corria dendê. Foi uma homenagem aprovada por unanimidade, o que mostra o tamanho do carinho que todos têm por você”, declarou.
Natural de João Pessoa (PB) e formado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Augusto Correia Lima construiu uma carreira sólida e diversificada. Atuou como dirigente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) em Alagoas e na Paraíba. Em 2005, assumiu uma diretoria nos Diários Associados, comandando sete veículos de mídia. Anos depois, liderou os veículos impressos do Sistema Correio de Comunicação.
Em 2009, transferiu-se para o Rio Grande do Norte, onde iniciou sua trajetória no Grupo Bandeirantes. Foi responsável por modernizar a operação da emissora no estado, com destaque para a digitalização do sinal. Já em 2018, chegou à Bahia com a missão de estruturar a regional Norte/Nordeste das rádios e TVs do Grupo Band. Desde então, tem sido peça-chave na ampliação do conteúdo local da Band Bahia, fortalecendo a representatividade da cultura e das demandas baianas na programação.
“O que vemos hoje é uma Band que dá espaço a projetos culturais, esportivos e de utilidade pública, refletindo a imensa riqueza natural, artística e histórica do nosso estado”, afirmou Niltinho.
Visivelmente emocionado, Augusto Correia Lima agradeceu à Assembleia Legislativa e a todos que acompanharam sua trajetória. “Receber esse título é motivo de profunda alegria e emoção. Esta honraria representa muito. É mais do que um reconhecimento formal, é a confirmação de um vínculo afetivo, cultural e humano que me liga a esta terra tão rica em história, tradição e acolhimento”, disse.
Ele também fez questão de agradecer aos amigos e familiares que compareceram à sessão especial. “A partir de agora, trago, não apenas de coração, mas também de direito essa identidade que muito me orgulha. A Bahia generosamente me recebeu de braços abertos e fez com que eu me sentisse parte dela”, finalizou o mais novo cidadão baiano.
Com essa homenagem, Augusto Correia Lima não apenas consolida sua relação com a Bahia, mas inscreve seu nome na galeria dos que contribuem efetivamente para dar visibilidade à diversidade e à riqueza cultural do estado.