A Band RN foi destaque na 12ª edição do Prêmio de Jornalismo do Sistema FIERN ao garantir o 2º lugar na categoria Jornalismo em Vídeo – Eixo 4 IEL: “Gestão industrial em pauta: estágio e desenvolvimento de carreiras”. O reconhecimento veio pela reportagem “Estagiar e educar: reconhecendo jovens talentos potiguares”, produzida pelo repórter Lucas Aguiar, que celebra seu primeiro prêmio de jornalismo pela emissora. Ele atribuiu a conquista ao esforço conjunto da equipe, reforçando que “jornalismo não se faz sozinho”. A reportagem teve imagens de Ellena Mendes, revisão de texto de Kaline Mesquita e edição de vídeo de Everaldo Costa.
A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (18), na Casa da Indústria, reunindo profissionais de comunicação, estudantes e dirigentes do Sistema FIERN. O presidente da Federação das Indústrias do RN, Roberto Serquiz, conduziu a entrega das premiações e enfatizou o papel fundamental da imprensa na divulgação das ações do setor produtivo. “Deixo meu agradecimento especial pelo profissionalismo, parceria e espaço dedicado às pautas sobre desenvolvimento econômico, social e ambiental do nosso estado. Juntos, a indústria, imprensa e sociedade, podemos construir um Rio Grande do Norte mais forte, mais competitivo e, acima de tudo, mais humano.”
Serquiz também apresentou algumas das principais iniciativas recentes do Sistema Indústria, como a usina fotovoltaica piloto e a oficina de boias offshore implantadas pelo SENAI, além da modernização de unidades do SESI e da expansão do IEL. “Faço questão de abordar esses temas para mostrar o que estamos fazendo e para que os profissionais da imprensa entendam a importância do que é revelado em cada matéria”, completou.
A gerente corporativa de Comunicação do Sistema FIERN, Juliska Azevedo, destacou o papel dos jornalistas na aproximação das ações do Sistema Indústria com a população. “Cada um dos candidatos assumiu o desafio de transformar o que está acontecendo em informação e mostrar para a população que aquilo impacta na vida dela”, afirmou. Ela reforçou ainda que “não existe indústria forte se não tiver uma imprensa comprometida”.
Representantes do SENAI, SESI e IEL também ressaltaram a relevância da comunicação para ampliar o alcance das iniciativas institucionais. Rodrigo Mello, diretor regional do SENAI-RN, lembrou do diálogo constante entre a instituição e os veículos de comunicação. Para Danielle Mafra, superintendente do SESI-RN, comunicar impactos sociais é essencial. Já Juan Saavedra, superintendente do IEL-RN, destacou que o eixo em que Lucas Aguiar foi premiado é voltado exclusivamente a estudantes de jornalismo, estimulando novos profissionais.
Ao todo, 47 trabalhos foram inscritos, publicados entre setembro de 2024 e setembro de 2025, distribuídos em cinco eixos temáticos que evidenciam ações do SESI, SENAI, IEL e FIERN em prol do desenvolvimento industrial potiguar.
Com o 2º lugar conquistado, a Band RN e o repórter Lucas Aguiar reforçam seu compromisso com pautas que valorizam educação, inovação e oportunidades para jovens profissionais no Rio Grande do Norte.



















