A Band RN realiza, no próximo 14 de outubro, a 5ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes, iniciativa que reconhece e valoriza boas práticas de gestão pública em municípios de todo o país. No Rio Grande do Norte, a etapa estadual acontecerá no auditório da FIERN, a partir das 18h, reunindo autoridades prefeitos e representantes dos municípios. Cerca de 30 cidades potiguares concorrem em diversas categorias.
A premiação é uma parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila, e tem como objetivo incentivar a melhoria contínua da administração pública municipal por meio do reconhecimento de projetos, indicadores e políticas públicas que impactam positivamente a vida da população. A cerimônia no Rio grande do Norte será conduzida pelos jornalistas Anna Ruth Dantas e Edivan Martins, ambos apresentadores da Band RN. “É um grande prêmio, o maior dasgestões do país. Alia duas grandes empresas, Band e Aquila, no propósito único de valorizar as gestões e assim disseminar grandes práticas. O Cidades Excelentes representa contribuição de relevância para a própria cidadania”, destaca Anna Ruth Dantas, apresentadora do Band Cidade.
Edivan Martins que trabalha mostrando as potencialidades dos municípios nos Programas Nossa Terra e Agroband, destaca a importância do prêmio para o Estado. “Ser uma cidade excelente é estar alicerçada nos principais pilares de uma administração baseada em dados oficiais, minuciosamente analisados e compilados à luz de índices que balizam a gestão pública.”, comenta o apresentador.
Além de reconhecer e valorizar os melhores desempenhos, o Prêmio Band Cidades Excelentes busca inspirar outros municípios a adotarem boas práticas. Reconhecendo iniciativas pioneiras de gestão pública municipal, incentivando projetos de melhoria na esfera pública e compartilhando exemplos de sucesso para servir de referência. “O Prêmio Band Cidades Excelentes traz o melhor dos municípios potiguares e mostra o impacto e a eficiência da gestão em pilares relevantes para o crescimento da sociedade”, afirma João Soares, diretor-geral da Band RN.
RN EM DESTAQUE NACIONAL


O Rio Grande do Norte, em 2024, ganhou destaque Nacional em um feito inédito para o Estado. O município de Lagoa de Velhos venceu a etapa nacional do Prêmio Band Cidades, o reconhecimento máximo na premiação, considerada o “Oscar da Gestão Pública” brasileira.
Concorrendo com mais de 5.570 municípios de todo o país, Lagoa de Velhos venceu na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, na faixa populacional de cidades com até 30 mil habitantes. Lagoa de Velhos ganhou de outros dois destaques na mesma categoria: os municípios de Saldanha Marinho (RS) e Taquara (SP).
O QUE ELES DIZEM


“O prêmio Band Cidades Excelentes representa hoje uma grande iniciativa de valorização da Gestão pública municipal em todo o Brasil, especialmente aqui no Rio Grande do Norte. Para nós da FEMURN, essa premiação é uma ferramenta que fomenta as boas práticas administrativas. O prêmio estimula uma cultura de excelência, de planejamento estratégico e de foco no cidadão. Valores que precisam estar no centro da gestão pública moderna”, afirma Babá Pereira, Presidente da FEMURN (Federação dos Municípios do RN).


“O Prêmio Band Cidades Excelentes tem papel fundamental de estimular a cultura de gestão pública de alta performance. Quando eu identifico que o município tem um resultado muito bom isso estimula que os outros municípios também busquem a melhoria e também busquem a excelência. Ao reconhecer boas práticas baseadas em dados do IGMA, o prêmio cria uma competição saudável entre os municípios, mostrando que é possível entregar resultados expressivos com planejamento, inovação, eficiência”, explica Fabrício Righetti, Consultor e Sócio do Instituto Áquila.
O QUE E É O PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES
Criado para fomentar a qualidade da gestão pública municipal, o prêmio é baseado no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial para analisar 71 indicadores públicos, consolidados em uma nota final. Esses dados são agrupados em seis pilares de avaliação:
- Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
- Educação
- Saúde e Bem-Estar
- Infraestrutura e Mobilidade Urbana
- Sustentabilidade
- Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública
Os municípios são avaliados dentro de categorias populacionais, tanto na etapa estadual quanto na nacional. Na etapa estadual, os municípios são agrupados em:
- Até 30 mil habitantes
- De 30 mil a 100 mil habitantes
- Acima de 100 mil habitantes
Na etapa nacional, os vencedores estaduais concorrem em categorias um pouco mais detalhadas:
- Até 30 mil habitantes
- Entre 30 mil e 100 mil habitantes
- Entre 100 mil e 500 mil habitantes
- Acima de 500 mil habitantes
- Capitais
Além dos dados quantitativos, os gestores também podem submeter Projetos Qualitativos, que reforçam as ações da administração municipal em áreas como infraestrutura, educação, saúde e desenvolvimento sustentável.
Como funciona a participação
Todos os 5.568 municípios brasileiros são automaticamente inscritos no prêmio, conforme sua faixa populacional. A participação não é obrigatória: caso o município opte por não concorrer, deve se manifestar por e-mail até 10 dias após o lançamento oficial. Municípios com bloqueios no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) há mais de 60 dias ficam inelegíveis.
A análise considera a evolução dos indicadores ao longo do ciclo de 2025, premiando as cidades que demonstram avanços reais e consistentes nas áreas avaliadas.
SERVIÇO
Evento: 5ª Edição do Prêmio Band Cidades Excelentes – Etapa RN
Data: 14 de outubro de 2025
Horário: 18h
Local: Auditório da FIERN, Natal – RN
Apresentação: Anna Ruth Dantas e Edivan Martins