O Brasil está fora da briga pelo tetracampeonato olímpico no vôlei masculino. Nesta quinta-feira, 5, a seleção perdeu de virada para a Rússia na semifinal por 3 sets a 1 e vai brigar pelo bronze contra o perdedor da partida entre Argentina e França.
O time de Renan Dal Zotto havia sofrido a única derrota em Tóquio justamente para os russos na primeira fase e entrou em quadra sabendo que a estratégia teria que mudar. Com a melhor atuação até então nos Jogos, o Brasil dominou o primeiro set. Todos os fundamentos funcionaram e a vitória veio sem problemas com 25/18.
Os russos reagiram na segunda parcial e chegaram a abrir 15 a 8. O Brasil equilibrou, mas não conseguiu buscar e perdeu por 25/21.
O terceiro set foi o mais impressionante e tirou o Brasil emocionalmente do jogo. O time disparou com 20 a 12 e parecia caminhar tranquilo para voltar a liderar o jogo. A equipe ainda teve a vantagem de 23 a 19 antes de permitir a grande virada dos russos por 26/24 com atuação decisiva de Podlesnykh.
A equipe sentiu o golpe da virada e começou de forma apática o quarto set com muitos erros de saque. A Rússia liderou grande parte do placar, o bloqueio voltou a funcionar no fim e a vitória foi confirmada por 25/23. Com 23 pontos, Mikhaylov foi o grande carrasco do Brasil na partida.
É a primeira vez desde Sydney-2000 que o Brasil não vai disputar a decisão da Olimpíada. A equipe conquistou o ouro em Atenas-2004 e Rio-20016 e ficou com a prata em Pequim-2008 e Londres-2012.