Subiu para 11 o número de casos suspeitos de gripe aviária de alta patogenicidade em investigação no Brasil. A atualização foi feita na manhã desta quinta-feira (22) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no painel Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves (SRN).
Os dois registros mais recentes envolvem aves domésticas nos municípios de Concórdia (SC) e Angélica (MS). Segundo o Mapa, as suspeitas não afetam a produção comercial de produtos avícolas no país. Do total de investigações, duas envolvem granjas comerciais (Ipumirim-SC e Aguiarnópolis-TO), sete são em produções domésticas e duas em aves silvestres.
Apesar das novas suspeitas, o Brasil deu início à contagem regressiva de 28 dias para recuperar o status de país livre da gripe aviária. O prazo começou após a conclusão da desinfecção da granja em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre (RS).
Nesse período, nenhum novo caso pode ser registrado em produção comercial. Caso isso seja cumprido, o Brasil poderá solicitar oficialmente a retomada do reconhecimento internacional de país livre da doença.
Desde 2023, foram 168 casos confirmados em aves silvestres. As equipes do Ministério vistoriaram 540 propriedades rurais e mantêm sete barreiras sanitárias ativas em funcionamento 24 horas por dia.
Até o momento, a União Europeia, China e outros 18 países seguem com restrições à importação de carne de frango brasileira devido à gripe aviária.
Fonte: BandNews TV.