O consumidor brasileiro está consumindo mais ovos, apontou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta semana. Segundo levantamento da instituição, em 2023, o consumo médio de ovos por habitante no Brasil deve chegar em 242 unidades. No ano passado, a média foi de 241 unidades por habitante. “Nos últimos anos, devido à pandemia e a alta dos preços das carnes em geral, o consumidor optou pela proteína ovo”, afirmou Ricardo Santin, presidente da instituição.
A ABPA, associação que reúne as agroindústrias que produzem proteínas animais no país (frango, suínos e ovos) projeta que, no ano que vem, o consumo per capita aumente mais e pode chegar a 265 ovos por habitante.
Segundo a projeção da ABPA, a produção de ovos no Brasil deve aumentar, neste ano, 1% em relação ao ano passado e chegar a 52,5 bilhões de unidades. Já no ano que vem, o aumento deve ser mais expressivo, de 10%, chegando a 57 bilhões de ovos produzidos no país.
As exportações de ovos, que ganharam fôlego neste ano, já representam 1% da produção devem somar 35 mil toneladas neste ano, uma alta de 240% em relação a 2022 (9,4 mil) e em 2024, a projeção é de 35 mil toneladas exportadas, alta de 7,5%.
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