O termo “brat” foi escolhido pelo dicionário britânico Collins como a palavra do ano de 2024. A palavra ganhou destaque após o lançamento do sexto álbum da cantora Charli XCX e foi amplamente utilizado nas redes sociais durante 2024. O termo se popularizou principalmente na Geração Z (nascidos na segunda metade da década de 1990 até o início da década de 2010).
Originalmente, “brat” era associado a crianças mimadas, mas, segundo o dicionário, a cantora deu uma nova interpretação ao termo. Agora, ele é entendido como uma descrição de uma atitude confiante, independente e hedonista. O álbum BRAT, de Charli XCX, fez grande sucesso tanto com a crítica quanto com o público, e diversas faixas se tornaram virais em trends no TikTok. A capa do disco, de um vibrante verde limão, também se tornou um símbolo da obra e foi destacada na divulgação do prêmio do dicionário. “Mais do que um álbum de enorme sucesso, ‘brat’ é um fenômeno cultural que repercutiu nas pessoas globalmente, e o “brat summer” se estabeleceu como uma estética e um estilo de vida”, escreveu o dicionário.
Outro elemento que impulsionou a popularidade do termo foi a adoção por apoiadores de Kamala Harris durante candidatura à presidência dos Estados Unidos em 2024. Após Joe Biden anunciar que não tentaria a reeleição, Charli XCX passou a apoiar a candidatura de Kamala, e a palavra “brat” foi adotada por seus fãs como um símbolo de independência e empoderamento feminino — características frequentemente associadas à vice-presidente.