A Campanha Nacional de Multivacinação teve início nesta segunda-feira (6) no Rio Grande do Norte, com o objetivo de atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em parceria com os municípios potiguares, segue até o dia 31 de outubro.
Durante o período, todas as vacinas do calendário nacional destinadas a essa faixa etária estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde. O Dia D de mobilização está marcado para o sábado, 18 de outubro, com expectativa de ampliar a cobertura vacinal em todo o estado.
Nesta semana, uma ação especial vai oferecer vacinação na Mostra de Profissões da UFRN, que acontece entre os dias 7 e 8 de outubro, no Centro de Convivência, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Sesap, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS).
Embora o foco seja o público infantil e adolescente, a Sesap informou que adultos também poderão se vacinar, incluindo a imunização contra o sarampo, destinada a pessoas de 12 meses a 59 anos, diante do risco de reintrodução da doença no país.
A campanha também contempla a atualização da vacina contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos. O imunizante protege contra diversos tipos de câncer, como colo do útero, ânus, pênis, garganta e pescoço.
De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal do HPV no Brasil apresentou crescimento nos últimos anos, passando de 78,42% em 2022 para 82,83% em 2024 entre meninas, e de 45,46% para 67,26% entre meninos.
A Sesap destacou que enviou nota técnica aos municípios com orientações para execução da campanha. Cada cidade deverá definir estratégias próprias, priorizando locais com baixa adesão e utilizando o método de microplanejamento para garantir o alcance das metas de imunização.