A partir de 1º de abril até 31 de maio, o Rio Grande do Norte realizará a Campanha Nacional de Atualização da Carteira de Vacinação, com o objetivo de garantir que crianças e adolescentes recebam as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. A ação, coordenada pelas secretarias estaduais de Saúde (Sesap) e Educação (SEEC), será uma oportunidade para intensificar a imunização de estudantes, especialmente em relação à vacina contra o HPV.
O tema da campanha no estado será “Minha Escola Nota 10 na vacinação: Nada de perder ponto na saúde!” e irá envolver crianças e adolescentes menores de 19 anos, matriculados no ensino infantil, fundamental e médio. A iniciativa é uma parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (COSEMS). A solenidade de abertura oficial será realizada no próximo dia 14 de abril.
A Semana de Vacinação nas Escolas acontecerá entre os dias 5 e 9 de maio, enquanto o Dia D da campanha, que ocorrerá nas unidades de saúde, será em 26 de abril. Durante o período da campanha, todas as vacinas do calendário básico serão disponibilizadas. No entanto, a ação terá foco especial na imunização contra o HPV, direcionada tanto para meninas quanto para meninos, além de outras vacinas importantes, como Febre Amarela, Tríplice Viral, Tríplice Bacteriana (DTP) e Meningocócica ACWY.
Laiane Graziela, coordenadora do Programa Estadual de Imunização, ressaltou a importância da campanha: “A vacinação nas escolas é um ato fundamental. Se baixarmos a guarda, essas doenças podem voltar e colocar vidas em perigo. Levar a vacinação para o ambiente escolar facilita o acesso, evita filas nos postos de saúde e garante que mais crianças e adolescentes recebam a proteção necessária.”
Além das vacinas padrão, serão ofertados imunizantes específicos para faixas etárias, como a Febre Amarela, Tríplice Viral e DTP para crianças a partir de 8 meses e menores de 5 anos, e a Meningocócica ACWY e o HPV para crianças a partir de 5 anos e adolescentes menores de 15 anos.