A calda de caramelo foi o terror dos participantes do MasterChef desta terça-feira (20). Na prova de eliminação, os cozinheiros do time vermelho, derrotado na Sala São Paulo, precisaram fazer uma bala baiana para se manterem no programa. Também chamada de bala de vidro ou bala de ovo, o doce consiste em um recheio de coco envolto por uma fina camada de caramelo.
Destaques negativos na prova, Endrik, Leonardo e Mariane se atrapalharam na hora de fazer a cobertura. O cearense fez uma calda muito dura, enquanto Endrik e Mariane não chegaram no ponto ideal do caramelo — neste caso, o ponto de bala. No fim, Mariane entregou o pior trabalho e deixou o avental.
O desafio pode parecer fácil, mas a chef Helena Rizzo garante que não: “A gente falando, explicando, parece fácil para quem vê de fora, mas foi uma prova bem difícil”. Mas fazer um caramelo não precisa ser um terror para você. Por isso, a jurada dá dicas de como fazer a calda perfeita. Anote aí!
“Um caramelo, como eles fizeram aqui, geralmente tem como base água e açúcar. Eu já vi pessoas que colocam um pouquinho de vinagre”, explica. “Daí você deixa ferver, deixa em fogo mais baixo, e a temperatura ideal é uns 150ºC para caramelizar.” Alguns participantes, como Stephanie e Wilton, adicionaram também glucose em seus caramelos. Já Jucyléia adicionou uma pitada de sal em sua receita.
Apesar de a calda de caramelo ser um desafio, Helena acredita que a principal dificuldade da prova foi o tempo.
“De última hora, esse pessoal que entregou sem caramelo estava com uma panela no fogo, um termômetro dentro, chegou no limite [do tempo] e daí eles banharam no que tinham”, analisa a chef. “Eles não tiveram esse tempo de testar o caramelo na água, ou no mármore.”
Band