Durante o Carnaval 2026 de Natal, a Secretaria Municipal de Saúde vai levar ações de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no município com o Carnaval da Prevenção. Ao longo dos cinco dias de comemorações, a pasta realizará trabalho de educação em saúde e distribuição de preservativos, visando conscientizar os foliões sobre os riscos e os cuidados relacionados às doenças.
Ao todo, foram destinados cerca de 135 mil preservativos masculinos, 2.700 preservativos femininos e 180 mil géis lubrificantes para distribuição durante a ação.
A equipe da SMS Natal estará no Polo Ponta Negra na sexta-feira (13), sábado (14), domingo (15), segunda-feira (16) e terça-feira (17). Durante os cinco dias de evento, será realizado trabalho volante de prevenção das ISTs, reforçando a conscientização sobre a importância do uso do preservativo no combate às doenças, além da distribuição de gel lubrificante e preservativos femininos e masculinos. Neste ano, além da versão tradicional, estarão disponíveis as versões texturizadas e a fina, que estimula a sensibilidade.
No Polo Ginásio Nélio Dias, os profissionais realizarão a entrega de preservativos, gel lubrificante e material educativo para os foliões no sábado (14), domingo (15), segunda-feira (16) e terça-feira (17). No local também será ofertada testagem para detecção das ISTs, como HIV, sífilis e hepatites B e C. Os resultados ficam prontos em até 30 minutos, e o folião é orientado a procurar um serviço de saúde para iniciar o acompanhamento, caso o resultado seja positivo.
“Temos observado que os casos de doenças têm aumentado no município, principalmente os de sífilis. Nossa intenção é conscientizar sobre o uso do preservativo, que é o meio mais eficaz de se proteger contra as ISTs”, comenta Tayane Oliveira, coordenadora do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS Natal.
De janeiro a dezembro de 2025, o município de Natal registrou 3.108 novos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Desses, 774 casos foram de HIV/Aids, 2.201 de sífilis e 133 de hepatites virais.
Além das ações do Carnaval, durante todo o ano a população pode contar com a distribuição de preservativos, acolhimento e realização de testes rápidos nas unidades de saúde do município.



















