No último fim de semana, a paradisíaca praia de Barra do Cunhaú foi palco de um dos eventos mais aguardados do kitesurf: o Festival Kite Master. Reunindo atletas de diversos estados, o evento proporcionou momentos de muita adrenalina, manobras radicais e um clima de celebração que agitou o público presente.
Na categoria freestyle, que conta como a 2ª etapa do brasileiro da Associação Brasileira de Kitesurf (ABK), os cearenses dominaram o pódio. O grande vencedor foi Ismael Silva, após superar o pentacampeão mundial Carlos Mario “Bebê”, que é seu primo.
“Foi minha primeira vez competindo aqui no Rio Grande do Norte, eu vim com uma expectativa muito, e competi com meu primo Carlos Mario que é uma grande inspiração pra mim, a gente treina juntos. Eu estou muito feliz com esse resultado”, disse Ismael, que tem 17 anos.
Carlos Mario e João Lucas, também do Ceará, completam o pódio da Freestyle.
No feminino a vitória ficou a atleta do Piauí Cristielly da Silva. Com apenas 14 anos, ela foi um dos grandes destaques da competição e venceu também as categorias TT Race e Big Air.
Fortalecimento do esporte
Mais de 90 atletas participaram da competição que contou com cinco categorias. O tricampeão mundial de windsurf Kauli Sead foi um deles. Para ele, que é empresário e tem uma escola de kite em São Miguel do Gostoso, eventos como esse fortalecem a cena do esporte à vela no Rio Grande do Norte.
“É disso que o Rio Grande do Norte precisa: de eventos como esse, de fomento ao esporte, de divulgação. O RN tem uma peculiaridade que é a posição geográfica, o estado fica na esquina do Brasil, então a gente tem uma temporada mais longa de ventos. A gente tem o vento de junho a outubro aqui em Barra do Cunhaú e picos como Touros, São Miguel, Guamaré, Galinhos, Soledade com ventos até fevereiro. São poucos lugares do mundo que ventam nessa época do ano, é um diferencial nosso”, disse.
Após o sucesso da edição deste ano, os amantes do kite já podem contar com a edição 2025 do Festival Kite Master. “O evento foi totalmente positivo, mais de 90 atletas inscritos de diversos estados, tivemos regatas muito técnicas, atletas de altíssimo nível, então estamos muito felizes e já aprontando o Festival Kite Master 2025 com ainda mais grandiosidade”, disse Henrique.
Sustentabilidade
Além das emocionantes competições, o Festival Kite Master se destacou pelo compromisso com a sustentabilidade. Durante o evento, foram promovidas ações ecológicas e palestras educativas, reforçando a importância de preservar o meio ambiente. Para fechar o dia com chave de ouro, o público pôde curtir apresentações musicais ao pôr do sol, criando uma atmosfera única e inesquecível.
O festival não só movimentou a cena esportiva, como também impulsionou o turismo local, atraindo visitantes e incentivando o comércio da região.
Resultados:
Freestyle Masculino
1º Ismael Silva
2º Carlos Mario
3º João Lucas
Freestyle feminino
1º Cristielly Silva
2º Maria Helena
Wingfoil Masculino
1º Daniel Pereira
2º Paolo Migliorini
3º Kauli Sead
Wingfoil Feminino
1º Julie Scott
2º Claire Scott
Wingfoil Junior
1º Malik Pagnoti
2º Benito Wolf
3º Valentino Wolf
Hydrofoil
1º Gerlano Torres
2º Francisco Adrian
3º Thiago dos Santos
TT Race Masculino
1º Gerlano Torres
2º Francisco Adrian
3º Luiz Paulo Cordeiro
TT Race Feminino
1º Cristielly Silva
2º Patricia Cipriani
3º Marie Anne
TT Race +55
1º Joseildo da Silva
2º Chicó Moura
3º Thierry
TT Race +55 Feminino
1ª raquel Cordeiro
Big Air Masculino
1º Emerson
2º Daivid Freire
3º Didi
Big Air Feminino
1º Cristielly Silva
2º Ludmila
3º Maria Helena