O funcionamento das Centrais do Cidadão localizadas em Natal sofreu alteração de horário desde a última segunda-feira (8). As unidades do shopping Via Direta e da Zona Norte (shopping Estação) passaram a abrir suas portas mais cedo e a fechar mais tardiamente, beneficiando assim a população que precisa dos serviços oferecidos principalmente pelo Itep e Detran. O novo horário é das 9h às 20h.
De acordo com a Secretaria de Estado da Administração (Sead) – que conduz o Programa das Centrais do Cidadão do Rio Grande do Norte, por meio da Coordenadoria de Atendimento ao Servidor e ao Cidadão (Codaci), a expansão do horário de funcionamento foi justificada para atender a demanda intensa, bem como minimizar as possibilidades de aglomeração dos cidadãos. Além disso, reforça que é imprescindível realizar agendamento prévio para fins de garantia do atendimento.
“A demanda pelo atendimento nas Centrais do Cidadão é grande e os usuários dos serviços vinham encontrando dificuldade no sistema de agendamento. Inicialmente, ampliamos o horário das unidades localizadas na capital, visando conceder mais oportunidades à população. Com mais horários disponíveis, haverá mais atendimentos diariamente”, afirmou o coordenador da Codaci, Luis Renato Nogueira. Segundo o gestor, a Sead está planejando ainda ampliar o horário em outras unidades do Programa, principalmente as situadas na região metropolitana.
Os cidadãos que precisam de algum serviço oferecido pelo Itep, relacionado à emissão da 1ª, 2ª ou 3ª vias da Carteira de Identidade (RG), podem agendar atendimento no site www.central.rn.gov.br. O sistema disponibiliza vagas a partir das 8 horas da manhã, para atendimento no dia útil subsequente.
Para agendamentos dos serviços do Detran, a população deve acessar o site www.detran.rn.gov.br e clicar no ícone “Agendamentos”.
Prevenção da Covid
Como medidas de biossegurança contra o coronavírus, causador da Covid-19, em todas as Centrais do Cidadão os usuários devem respeitar os protocolos sanitários. Assim, quem adentrar em quaisquer uma das unidades precisa seguir às normas de segurança interna, realizar a devida higienização das mãos, evitar contato próximo, cumprindo o distanciamento social, e utilizar máscaras de proteção durante toda a estadia na Central. O objetivo é evitar riscos de contaminação, resguardando a saúde dos usuários.