A entrega de 50 novos ônibus nesta quarta-feira (26), em solenidade na garagem da Transnacional (nova razão social da Reunidas), na Zona Norte de Natal, foi a primeira iniciativa fruto do Grupo de Trabalho formado por membros do Poder Executivo municipal e do Seturn, através do Projeto de Requalificação do Transporte Público de Natal. Participaram do evento prefeito de Natal, Álvaro Dias, vereadores, lideranças comunitárias, direção do Seturn e colaboradores do sistema de transporte de Natal.
Criado com o objetivo de ampliar, aprofundar e buscar alternativas para melhorar a prestação do serviço aos clientes, até a licitação do transporte público na capital, o Grupo de Trabalho, ainda prevê para o Seturn a incorporação de 50 ônibus seminovos à frota nos próximos 90 dias em substituição aos veículos com fabricação anteriores a 2011, atualização do aplicativo de localização da frota em tempo real e retomada de 6 linhas que ficaram descobertas desde a pandemia da COVID-19. Por parte da prefeitura tem a requalificação de calçadas e abrigos de passageiros, instalar novos abrigos e propor iniciativas para dar eficiência ao sistema de transporte da capital com conforto e economicidade, como a ampliação do tempo de integração de 60 para 90 minutos para usuários cadastrados com biometria facial, procedimento que será realizado pelo NatalCard, em até 180 dias.
Tudo isto, homologado no Núcleo de Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Estado que foi o responsável por conduzir e assinar o acordo representando a DPE/RN, dentro da Ação Civil Pública que pedia o retorno integral da rede de transporte público de Natal.
O acordo foi firmado ainda pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn) e a Procuradoria do Município de Natal.
“É obrigação do empresário investir no seu negócio. Mas para investir é preciso acreditar. A entrega de 50 novos ônibus hoje e a garantia de 50 seminovos para os próximos meses, alguns já chegando nos próximos dias, é a prova que estamos acreditando, após longa insegurança no período de pós-pandemia. Mas serviu de aprendizado. A cidade de Natal merece este investimento. O cliente do transporte coletivo merece este investimento”, disse Agnelo Cândido, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn).
O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos) destacou o esforço de ampla e longa discussão das partes envolvidas para buscar a melhoria da mobilidade urbana de Natal. “É importante parabenizar e destacar o trabalho e empenho da equipe da STTU, Promotoria do Município e representantes dos empresários de ônibus que juntos têm encontrado o melhor termo para atender melhor ao passageiro”, disse Álvaro Dias.
Neste primeiro momento houve um investimento estimado em R$ 37,5 milhões das empresas Guanabara, Santa Maria e Transnacional (nova razão da Reunidas), segundo Augusto Maranhão Valle, consultor jurídico do Seturn, fruto do empenho de recursos dos empresários, por acreditarem na retomada do sistema de transporte público tendo como premissa a qualidade dentro de um conceito que traga conforte e modernidade para o cliente.
Para a aquisição dos veículos foi de fundamental importância a ação do Governo do RN que desonerou o ICMS para a compra de 70 ônibus, sendo muito importante para o sistema de transporte urbano de Natal que recebeu 50 unidades e as demais atendendo linhas intermunicipais.
Também participaram da solenidade a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, o procurador do município, Thiago Tavares, os vereadores Eribaldo Medeiros (PSB), Milklei Leite (PV) e Anderson Lopes (SDD).