A contagem regressiva já começou para quem aguarda o 13º salário, um alívio financeiro esperado por muitos brasileiros. A primeira parcela será paga até o dia 30 de novembro, enquanto a segunda deve ser depositada até 20 de dezembro. A previsão é que o benefício injete mais de R$ 321 bilhões na economia brasileira este ano.
Planejamento é a chave para aproveitar o 13º salário
Para muitas pessoas, o 13º é destinado às dívidas, como IPVA e material escolar. “No meu caso, é só pagar dívida. Sempre tem contas para quitar”, explica um dos entrevistados. Outros aproveitam a “gordurinha” que sobra para investir em melhorias na casa, adquirir eletrodomésticos ou realizar desejos pessoais.
Especialistas reforçam a importância de planejar o uso do dinheiro. “É sentar com a família, discutir prioridades. Temos dívidas? Vamos quitá-las. Temos algum sonho? Vamos planejar para ele,” orientam. Em situações financeiras mais equilibradas, é possível reservar parte para o lazer de fim de ano ou compras de Natal.
Dinheiro que cria histórias e gratidão
A funcionária Ana, que recebe o 13º há quase 20 anos, já deu diversos destinos ao benefício. “Já usei para reforma, reserva de emergência, e este ano vai ser para uma festa de Natal em família,” conta. Para ela, a prioridade é celebrar com gratidão e presentear quem ama.
Independentemente do uso, o 13º salário se confirma como um recurso que vai além do alívio financeiro, proporcionando a realização de projetos e a renovação de sonhos no final de cada ano.