As chuvas registradas em Natal desde a madrugada desta sexta-feira (9) causaram alagamentos em ruas e avenidas, além da queda de árvores e galhos em pontos importantes da capital potiguar. Mesmo com um acumulado de apenas 22,48 milímetros em 12 horas, o volume foi suficiente para provocar transtornos no trânsito e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o maior índice pluviométrico foi registrado no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informou que uma árvore caiu na Avenida Prudente de Morais, entre as ruas Apodi e Ceará-Mirim, bloqueando parcialmente o tráfego. O órgão orientou os motoristas a redobrarem a atenção ao trafegar no sentido bairros–Centro.
Também houve quedas de árvores na Rua dos Caicós (Avenida 7) e na Avenida Alexandrino de Alencar, na Zona Leste.
Vias com alagamentos registrados pela STTU:
- Av. Solange Nunes, próximo à Unimetais (Cidade Nova)
- Rua Antônio Freire de Lemos com Rua Marcos Augusto Teixeira (Planalto)
- Rua Presidente Sarmento, nas proximidades do mercado (Alecrim)
- Av. Hermes da Fonseca com Rua Ângelo Varela
- Av. Nevaldo Rocha com Av. Coronel Estevam
Além dessas, moradores também relataram acúmulo de água em avenidas como Alexandrino de Alencar e João Medeiros Filho, uma das principais vias da Zona Norte.
Por volta das 7h35, a STTU também registrou apagão em semáforo no cruzamento da Rua Apodi com a Avenida Deodoro da Fonseca. Técnicos foram enviados para reparar a sinalização.
Apagões e queda de energia
A Neoenergia Cosern confirmou interrupções pontuais no fornecimento de energia em diversos bairros de Natal: Ponta Negra, Lagoa Nova, Capim Macio, Neópolis, Lagoa Seca, Alecrim, Candelária e Tirol. Também houve registros em distritos de Parnamirim, como Japecanga e Taborda.
“Pelo menos 6.600 clientes foram afetados, mas o fornecimento já foi normalizado para 78% dos consumidores“, informou a concessionária em nota.
As equipes seguem trabalhando para restabelecer totalmente o serviço com segurança.
Orientações em caso de tempestades com raios:
- Busque abrigo ao notar nuvens carregadas ou trovões;
- Evite áreas abertas, árvores, animais e objetos metálicos;
- Não tome banho durante a tempestade, nem use equipamentos elétricos ligados à rede;
- Evite usar celular conectado ao carregador ou telefones com fio.