A previsão de grande afluxo de pessoas neste final de semana em visitação a açudes e barragens que estão cheios ou sangrando, como o Açude Gargalheiras, em Acari, na região Seridó potiguar, é motivo de preocupação para o Governo do RN.
O coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Marcos Carvalho, informou que está sendo feito um trabalho articulado com as coordenadorias municipais no sentido evitar que as pessoas se aproximem de locais de risco em áreas de transbordamento de açudes. “É importante que as pessoas não se aproximem dos locais de sangrias, nem enfrentem corredeiras que podem ser fatais. Em qualquer situação de emergência, temos o Centro de Operações de Segurança Pública que pode ser acionado através do 190 ou 193”, orientou.
No Rio Grande do Norte existem cerca de 25 mil açudes e barragens, a grande maioria em propriedades particulares.
Durante a semana, equipes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizaram inspeções e ações preventivas e corretivas nos reservatórios da região Central que poderiam apresentar riscos em razão do elevado volume de água armazenada.