A FIFA divulgará nesta quarta-feira (7) as cidades brasileiras que vão sediar os jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. O anúncio oficial está programado para as 18h30 e será transmitido pelas redes sociais da entidade que comanda o futebol mundial.
Natal está entre as candidatas, ao lado de outras 11 cidades que apresentaram propostas: Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Manaus, Salvador, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo e Belém.
Caso seja confirmada como uma das sedes do torneio, a capital potiguar prepara uma programação especial, com destaque para a iluminação cênica da Arena das Dunas e da Ponte Newton Navarro. “Representantes do Governo do Estado, da Prefeitura do Natal e da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) vão fazer uma coletiva de imprensa na Arena das Dunas, às 19h30, caso Natal seja confirmado como uma das cidades a receber jogos do torneio.”
A definição das sedes leva em conta critérios como a estrutura dos estádios, centros de treinamento, capacidade da rede hoteleira, acessibilidade por transporte, viabilidade financeira e o compromisso com a sustentabilidade e o fortalecimento do futebol feminino. Também são considerados os possíveis locais para a realização das Fan Fests.
Natal foi avaliada em duas oportunidades por representantes da FIFA. A primeira visita ocorreu em 9 de outubro de 2024, com foco na Arena das Dunas. Já no dia 8 de novembro do mesmo ano, os inspetores voltaram à cidade para analisar os centros de treinamento e as condições da rede hoteleira.
Entre os locais propostos como centros de treinamento estão o Estádio Frasqueirão (ABC), Arena América (América-RN), o campo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Estádio Juvenal Lamartine. Vale lembrar que tanto o Frasqueirão quanto o campo da UFRN já foram utilizados por seleções durante a Copa do Mundo de 2014.
As adequações necessárias nos centros de treinamento do ABC, América e UFRN são consideradas mínimas e deverão ser realizadas com recursos obtidos pela “locação” dos espaços à FIFA. No caso do Juvenal Lamartine, a expectativa é que o Governo do Estado conclua o projeto de reforma. A possível revitalização do estádio pode ser um dos legados do evento para a cidade, segundo avaliação da FIFA.
A Arena das Dunas, bem avaliada pela entidade, deve passar por ajustes para acomodar o Centro de Mídia. Em 2014, a estrutura foi montada dentro do próprio estádio, mas atualmente os espaços internos são ocupados por escritórios e estabelecimentos comerciais. A alternativa considerada é a construção de um centro de mídia provisório em área externa.