Com a chegada do final do ano, o movimento de comércio aumenta , trazendo também novas oportunidades de emprego. A expectativa é de que, nos últimos três meses de 2024, até 8.500 vagas temporárias e efetivas sejam geradas no Rio Grande do Norte.
O trimestre último do ano está marcado por eventos como Black Friday , Natal e Ano Novo , datas muito comemoradas pelo comércio, que aguardam um aquecimento das vendas . De acordo com um levantamento do Instituto Fecomércio RN (IFC) , a expectativa é que o número de novas oportunidades de trabalho seja 35% maior do que no ano passado.
Laumir Barretto, Diretor Executivo da Fecomércio/RN, destacou que este é um momento de otimismo e uma oportunidade importante para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. “Temos informações de que cerca de 30% das pessoas são efetivadas após essa experiência temporária”, afirmou Barretto.
A demanda por funcionários é grande, e muitas lojas estão se preparando para essa alta. A vendedora Suarda Nascimento , que começou em um novo emprego há uma semana, já faz parte desse momento de geração de novas vagas.
Além disso, o segmento do comércio é o mais beneficiado nesta época do ano, com previsão de que o varejo potiguar termine 2024 com um crescimento de 4% a 5,5% nas vendas , um aumento significativo em comparação a 2023. Para isso, o comércio já se mobilizou para contratar mais funcionários, como confirmou Gessy Santos , gerente de loja.
No entanto, para conquistar uma vaga, é fundamental estar preparado . A coordenadora de carreiras do Senac , Paula Serafini, sugere algumas dicas: “É importante cuidar do currículo, compreender a cultura organizacional e sentir-se confiante.”