Após o período junino, as comidas típicas estão com os preços mais em conta, e o consumidor pode aproveitar a oportunidade para comprar os itens com valores bem abaixo, principalmente, em alguns municípios e capitais nordestinas.
Em Salvador, por exemplo, na tradicional feira de São Joaquim, na barraca de dona Raimunda, o amendoim que custava entre 15 e 30 reais, agora está entre 10 e 25 reais. O mesmo acontece com o milho que passou de dois reais para um real a unidade. Ainda podem ser encontrados com valores menores, o tradicional licor, a laranja, o aipim e o carimã. Itens bastante procurados para fazer bolos.
Para aproveitar as ofertas e continuar a se deliciar com os quitutes juninos, a TV pode ser uma grande aliada, com um cardápio de receitas imperdíveis que pode ser encontrado na SKY. A operadora, que está presente em todos os municípios do Brasil, oferece flexibilidade e uma variedade ampla na programação com os pacotes Pré-Pago.
A modalidade disponibiliza o serviço da TV por assinatura e opções de recargas, que podem ser escolhidas de acordo com o canal ou programa que o cliente deseja assistir, além do acesso ao SKY Play, plataforma de vídeo on demand da SKY, que oferece 50 canais ao vivo e acesso a mais de 11 mil conteúdos diversos da operadora.
“O nosso grande propósito é democratizar o acesso ao conteúdo de qualidade para todos os brasileiros, no meio que for mais conveniente para cada cliente. Somos um centro de entretenimento e comodidade e investimos continuamente em serviços e produtos relevantes para o dia a dia de cada consumidor. Com a programação disponibilizada nos pacotes Pré-Pago da SKY é possível assistir, onde e quando quiser, a uma variedade de títulos que, com certeza, vão trazer mais diversão e irão acompanhar a preparação de comidas típicas juninas em casa”, explica Evandro Marchetto, diretor executivo de produtos da SKY.
Comidas típicas do período junino
A partir de meados do século XVII, as comidas típicas das Festas Juninas foram absorvidas na cultura do povo brasileiro. Além das danças em volta da fogueira, o milho e o amendoim se tornaram tradição neste período.
O pé de moleque e paçoca são um exemplo do que pode ser feito com o amendoim. Ele torrado também é muito apreciado nos festejos. Outro item entre as guloseimas é o milho cozido, ingrediente para a canjica, pipoca, curau e os bolos de milho e fubá. No Nordeste, também, as pessoas costumam usar o milho para fazer cuscuz, que pode ser consumido com carne-seca ou ovo cozido.
Outra tradição nas quermesses juninas é o bolo de mandioca, que é conhecido diferentemente, em cada região do Brasil. No Norte e Nordeste, é macaxeira ou aipim. Já no Sul e Sudeste, é mais conhecido como mandioca, sendo que no Rio de Janeiro também é encontrado como aipim.
O coco não pode ficar de fora, ele é usado em diversos pratos. Seja nas receitas de canjica ou mané pelado. Em diversas regiões do Brasil, é muito comum o bolo de coco como comida junina.
O chocolate é um ingrediente novo, que está cada vez mais integrado nas festas juninas. Por exemplo, pode ser feito a nega maluca, bolo cremoso com muito chocolate na massa, que ainda leva uma cobertura generosa de calda e granulado.
O cardápio junino é diversificado e há regiões que a Maçã do Amor faz parte e é sucesso entre os casais. Quem resiste a maçã mergulhada em calda de açúcar. E o famoso cachorro-quente, com o pão cortado ao meio e recheado com molho de salsicha, também faz parte da mesa.