“Se precisar peça ajuda”. Com esse slogan, o Complexo de Saúde Professor Severino Lopes (CSPSL) inicia nesta sexta-feira (1), em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), mais uma campanha Setembro Amarelo de prevenção do suicídio. A ação ocorrerá no acesso principal da instituição, localizada na Avenida Romualdo Galvão, 588, no Barro Vermelho, em Natal, onde serão disponibilizados stands, com serviços gratuitos à população.
Dezenas de profissionais das especialidades de psiquiatra, psicologia, serviço social, enfermagem, terapia ocupacional, educação física, fisioterapia, entre outros, estarão à disposição, das 8h às 12h, para orientação e realização de atividades de autocuidado e de prevenção a saúde mental. Na ocasião, também serão apresentados os projetos de musicoterapia e hortoterapia desenvolvidos na unidade.
Este ano, a campanha vai focar na necessidade do indivíduo em reconhecer seus limites e pedir ajuda, destacando que o momento de angústia é passageiro e que a vida vale a pena, buscando conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais e da ideação suicida.
A iniciativa se estende por todo o mês, tendo como data principal, o dia 10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Na programação, está prevista a promoção de diversas ações de conscientização sobre o tema, dentre elas estão: iluminação da fachada do hospital com a cor da ação (amarela), Caminhada Mente em Movimento, Seminário de Saúde Mental e Prevenção do Suicídio no Teatro Riachuelo, campanha nas redes sociais com vídeos e podcasts.
Desde o ano de 2014, o hospital participa da campanha que é promovida nacionalmente pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Federal de Medicina. A morte por suicídio pode e deve ser evitada, mas para isso devemos passar as informações corretamente e de forma responsável para a sociedade. Apenas dessa forma, conseguiremos salvar vidas.