O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) realizará, pela primeira vez em seus 40 anos de existência, um concurso público para reforçar seu quadro funcional. O edital foi publicado nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial do Estado e prevê a oferta de 180 vagas para profissionais de nível superior em áreas ambientais, administrativas e de fiscalização.
As inscrições estarão abertas de 28 de abril a 30 de maio, exclusivamente no site do Instituto AOCP (www.institutoaocp.org.br), organizador do certame. As provas estão marcadas para o dia 27 de julho de 2025.
Para a governadora Fátima Bezerra, a realização do concurso é um passo importante para o fortalecimento da gestão pública estadual. “O IDEMA é estratégico para que a gente possa avançar naquilo que é o nosso propósito: um Estado cada vez mais sustentável, seguro, justo, inclusivo e próspero”, afirmou.
O diretor-geral do órgão, Werner Farkatt, destacou que o quadro atual do IDEMA é composto, majoritariamente, por servidores temporários. A necessidade do concurso, segundo ele, surgiu após um diagnóstico técnico e a formulação de um plano de reestruturação. “Todo o investimento feito no Rio Grande do Norte passa pelo IDEMA. O concurso é uma garantia de maior eficiência para o nosso trabalho”, afirmou.
O secretário estadual de Administração, Pedro Lopes, ressaltou o caráter histórico do certame. “A realização deste concurso era uma das minhas metas enquanto secretário de Administração, pois acompanho o processo desde o início. É um legado que fica para o Estado”, disse. Ele também informou que a seleção foi viabilizada por meio de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) firmado com o Ministério Público de Contas e homologado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em agosto do ano passado.
Detalhamento das vagas
O concurso público irá contemplar:
- 113 vagas para Analista Ambiental, distribuídas em 24 áreas de formação, como biologia, engenharia ambiental, geologia, arquitetura, pedagogia e antropologia.
- 27 vagas para Analista Administrativo, destinadas a profissionais de áreas como administração, direito, contabilidade e jornalismo.
- 40 vagas para Fiscal Ambiental, cargo que exige formação superior em qualquer área.
Estão previstas cotas para pessoas com deficiência e candidatos negros. O certame terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Etapas da seleção
As provas objetivas serão divididas em duas partes: a primeira com conteúdos de língua portuguesa, história e geoeconomia do RN e informática, e a segunda com temas específicos de cada cargo, além de legislação ambiental federal e estadual. Todos os candidatos também passarão por uma prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
A solenidade de assinatura do edital ocorreu no gabinete da governadora Fátima Bezerra, com a presença de representantes da Secretaria de Administração e da Comissão do Concurso, além da equipe técnica e administrativa do IDEMA.