Quem tem interesse em seguir a carreira naval encontrará diversas oportunidades de ingresso na Marinha do Brasil em 2025. São mais de 20 opções de seleção, entre concursos e processos seletivos, disponíveis para diferentes níveis de escolaridade. As vagas são abertas para brasileiros de ambos os sexos, nativos ou naturalizados, com idades variando entre 15 e 62 anos no momento da incorporação.
“No militarismo há espaço para todo mundo que deseja realmente servir”, afirma a Soldado Fuzileiro Naval Amanda Vitória da Cruz Aragão, que integrou a primeira turma do Curso de Formação de Soldado Fuzileiro Naval com mulheres. A militar revela que sempre procurou uma carreira dinâmica e, ao assistir a conteúdos motivacionais sobre a Força, teve a certeza de que o caminho ideal para ela era o militarismo. “Já viajei para outro estado em missão (Operação ‘Formosa’, em Goiás), que era uma das coisas que gostaria de realizar na carreira. Como estou lotada em um Batalhão bastante ativo em manobras, tem sido excelente para aprender e me especializar.”
Os editais programados para 2025 abrangem uma ampla gama de áreas e funções, distribuídas em diversas escolas e quadros, com o objetivo de contemplar profissionais de variadas formações técnicas. Para aqueles que desejam servir ao País e contribuir para sua defesa, as vagas atendem tanto os candidatos que pretendem seguir a carreira naval quanto os que desejam atuar temporariamente, por meio do processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário (SMV). Os concursos da Marinha, que abrangem desde o nível fundamental até o superior, se destacam por proporcionar estabilidade e segurança financeira a seus membros. Durante o período de formação, os alunos recebem alimentação, uniforme, vencimentos, além de assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.
“Eu decidi investir na minha preparação para o concurso em busca de independência por conta da estabilidade financeira da carreira”, afirma o Grumete (GR) Heitor Matias Corrêa, aluno da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco. Ele revela que, além da influência de seus irmãos, também marinheiros, sua motivação para ingressar na Marinha do Brasil vem da admiração e respeito pelas Forças Armadas. “A oportunidade que eu mais espero é a de viajar para o exterior representando meu País em missões e conhecer lugares que eu jamais conheceria em outras profissões”, completa.
Para quem está em busca de desafios e oportunidades de crescimento, a Marinha do Brasil apresenta um plano de carreira bem definido e estruturado, com possibilidade de ascensão contínua e aumento de salários proporcionais, compatível com o mercado.
COMO SE PREPARAR
Uma preparação antecipada aumenta consideravelmente as chances de aprovação, por isso, é fundamental ficar atento às datas de publicação dos próximos editais. De acordo com a Guarda-Marinha (GM) do Quadro Técnico Thaís Pinheiro Brandão, “preparar-se para o concurso da Marinha exige muito estudo e dedicação, pois a concorrência é grande e as provas são desafiadoras”. Ela acrescenta: “Meu conselho é estudar bastante, com foco na bibliografia indicada no edital”.
Atualmente aluna no Curso de Formação de Oficiais, no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, a GM (T) Thaís ingressou na Marinha em 2018, por meio do concurso do Corpo Auxiliar de Praças (CAP), de nível médio técnico. “Após concluir minha graduação em 2023, prestei o concurso para o Quadro Técnico (QT) e fui aprovada, agora estou realizando mais um sonho”, conta a militar.
Com aprovação em concursos de diferentes níveis e prestes a se tornar Oficial da Marinha, Thaís destaca a importância de uma boa preparação para o Teste de Aptidão Física (TAF) e compartilha sua rotina de treino. “A carreira militar exige também boa saúde física, por isso, mantive uma alimentação equilibrada e pratiquei atividades físicas, como corrida, musculação e natação”. Por fim, ela orienta aqueles que almejam seguir a mesma trajetória a se familiarizarem com os requisitos necessários para alcançar uma boa pontuação na avaliação de títulos.