O chamado “brats”, novo vírus para celulares com sistema operacional Android, consegue alterar os dados do Pix e “fazer a limpa” nas contas bancárias dos usuários. A ameaça foi descoberta pela empresa Kaspersky, especializada em segurança cibernética.
Para infectar o aparelho, os hackers mandam links que sugerem que a pessoa atualize algum aplicativo, mas, no ato de baixar o app, o vírus infecta o celular. Com isso, a ameaça tem acesso aos programas de banco.
Quando vai fazer uma transferência via Pix, por exemplo, que é a maneira que os criminosos mais gostam de aplicar golpes por ser rápido e rastreamento difícil, o programa malicioso altera o destino dos recurso e muda o valor da transferência, com base no saldo bancário da vítima.
A principal maneira de se proteger é não clicar em links suspeitos que são enviados por WhatsApp ou SMS, ou permitir a instalação de aplicativos fora da loja oficial do aparelho – nesse caso, como o vírus afeta o sistema operacional Android, usar o Google Play.