O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN) realizou, na tarde desta quinta-feira (20), em seu auditório, o lançamento do Fórum Interinstitucional de Combate às Doenças da Mente. O evento reuniu diversas instituições parceiras, entre elas: o Tribunal Regional do Trabalho – TRT, o Ministério Público do RN, a Justiça Federal – Seção Judiciária do RN, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Norte (OAB/RN), a Associação Norte-rio-grandense de Psiquiatria (ANP), a Procuradoria Geral de Justiça, o Ministério Público do Trabalho do RN, o Sindmed, a Academia de Medicina do Rio Grande do Norte, entre outros importantes atores.
O Fórum tem como principal objetivo promover o debate e a troca de experiências entre instituições e especialistas, visando a construção de diretrizes e práticas eficazes no enfrentamento das doenças mentais. A iniciativa busca estimular a cooperação entre diferentes entidades para fortalecer as políticas de prevenção, tratamento e acolhimento de pacientes com transtornos mentais.
Durante o lançamento, a presidente da Câmara Técnica de Psiquiatria do CREMERN, Dra. Ana Lígia do Nascimento, fez uma explanação sobre a recorrência de casos de doenças mentais e o consequente afastamento de trabalhadores através de atestados médicos. Já o presidente da Sociedade Norte-rio-grandense de Psiquiatria, Dr. Hernane Pinheiro, chamou atenção para a falta de assistência médica em psiquiatria por parte do serviço público, ressaltando a necessidade de investimentos para garantir um atendimento mais amplo e eficaz à população.
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho – TRT, Dr. Eduardo Rocha, reconheceu a necessidade do debate e a criação do Fórum. “Chegou a hora das instituições se voltarem para o debate, conscientizar-se dessa necessidade e realizar um trabalho de prevenção no âmbito psíquico e social diante das doenças mentais. Temos sim vários casos, exemplos, em nosso Tribunal e é hora de agir”, declarou o presidente.
Para o presidente do CREMERN, Dr. Marcos Jácome, o lançamento do Fórum representou um marco significativo na luta pela valorização da saúde mental no estado. “A criação do Fórum Interinstitucional de Combate às Doenças da Mente representa um marco importante na luta pela valorização da saúde mental em nosso Estado. Com essa iniciativa, o CREMERN reafirma seu compromisso em promover o diálogo sobre esse tema tão atual entre diversas instituições, buscando estratégias eficazes para prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças mentais. É fundamental unirmos esforços para garantir um atendimento mais humanizado e eficiente à população, além de promover políticas de prevenção no âmbito profissional”, destacou.
A iniciativa do CREMERN reforça o compromisso da entidade com a saúde mental da população, promovendo discussões e a implementação de medidas concretas para o aprimoramento das políticas públicas na área. Com essa ação, espera-se avançar significativamente no enfrentamento das doenças mentais, proporcionando maior qualidade de vida e bem-estar para a sociedade potiguar.
A mesa foi composta pelo Presidente do CREMERN, Dr. Marcos Jácome, o Presidente do TRT, Dr. Eduardo Rocha, o Desembargador do TRT e atual Coordenador do Comitê de Atenção Integral à Saúde dos Magistrados e Servidores, Dr. José Barbosa, a Coordenadora do Comitê de Saúde da Justiça Federal, Juíza Lianne Mota, o Procurador Chefe do Ministério Público do Trabalho, Dr. Gleydson Gadelha, a Promotora Rosane Cristina Moreno, representando a Procuradoria Geral de Justiça e a Dra. Marília Almeida, tesoureira da OAB/RN.