A contratação de funcionários temporários para o Natal deste ano deverá ser a menor desde 2015. A projeção é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). As informações são da repórter Maju Arruda Leite, da Rádio Bandeirantes.
Segundo a entidade, 70 mil trabalhadores temporários serão contratados neste fim de ano para atender ao aumento das vendas. O número é quase 20% menor do que o registrado em 2019, com 88 mil contratações.
O impulso do e-commerce durante a pandemia tem ajudado na recuperação do varejo nos últimos meses, mas o desempenho abaixo dos shoppings vai impactar o número de temporários contratados, explica o economista do CNC Fábio Bentes.
Um exemplo é o caso do diretor de uma rede nacional de 45 lojas de vestuários e calçados. Fabio Azambuja diz que diferente de outros anos, nenhum funcionário temporário será contratado neste Natal.
O setor das lojas de vestuário e calçados, que respondem pela maior parte dos empregos temporários no Natal, deverá ofertar cerca de 30 mil vagas em 2020. O total equivale a pouco mais da metade dos 59 mil postos criados no ano passado.
Da Redação, com Rádio Bandeirantes