A Fifa anunciou nesta quarta-feira (4) que a Copa do Mundo de 2030 será em Portugal, Espanha e Marrocos, e que os jogos de abertura acontecerão na América do Sul, totalizando seis países-sede para esta edição.
Em formato inédito, os três primeiros jogos do Mundial serão disputados no Uruguai, Argentina e no Paraguai. O modelo é uma forma de homenagear o centenário da competição, disputada pela primeira vez em 1930, no Uruguai, conforme anunciou o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez.
O Conselho da FIFA acordou por unanimidade que a candidatura única será a candidatura combinada entre Marrocos, Portugal e Espanha. Os países serão confirmados no congresso da entidade que tem previsão para acontecer em 2024.
Pelo contexto histórico, e com o centenário do torneio, também foi discutido uma cerimônia de celebração na América do Sul, em Montevidéu, local em que foram realizadas as partidas da primeira edição da Copa. Assim, Uruguai, Argentina e Paraguai organizarão uma partida de cada, sendo o primeiro dos jogos realizado no estádio de Positos, no Uruguai, onde “tudo começou”.
“Em 2030, a Copa do Mundo da FIFA unirá três continentes e seis países, convidando o mundo inteiro para participar da celebração do belo jogo, do Centenário e da própria Copa do Mundo da FIFA”, emitiu em nota o Conselho da FIFA.
A próxima edição do torneio está prevista para acontecer em 2026, no Canadá, Estados Unidos e México.
Band