Por Anderson Barbosa
No mundo inteiro, o cotidiano de crianças, jovens, adultos e idosos já não é mais o mesmo de tempos atrás. Cerca de três anos se passaram, e de uma forma ou de outra, todos ainda sofrem com os efeitos e as consequências do coronavírus. Milhões de pessoas padeceram em todo o mundo por causa da covid-19. Porém, com fé, resiliência e muito trabalho, é possível vencer e retomar a vida. Nada disso faltou ao povo potiguar, em especial aos que movimentam a economia. Um exemplo de coragem é Federação do Comércio do Rio Grande do Norte, a Fecomércio-RN, que no momento mais crítico da pandemia não parou e desenvolveu uma série de ações que ajudou o estado inteiro a seguir em frente.
“Foi muito difícil. Sofremos muita pressão para fecharmos o comércio, para ficarmos todos em casa. Mas, a economia precisava girar. Precisávamos trabalhar, gerar renda e riqueza para o sustento dos trabalhadores”, destacou Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio-RN, que é composto pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).
Primeiro a ter protocolo
Ao portal iBand RN, Marcelo Queiroz revelou que o Rio Grande do Norte foi o primeiro a ter um protocolo de segurança aprovado pelas autoridades sanitárias para que o estado pudesse voltar a receber turistas. “Este, certamente, foi o nosso diferencial. Através dele, demos o pontapé inicial para o enfrentamento da pandemia e para a retomada da economia em nosso estado. Elaboramos também uma série de ações que auxiliaram os comerciantes para que eles enfrentassem as dificuldades e conseguissem superar a covid-19”, destacou.
Ainda de acordo com o presidente da Fecomércio-RN, parte das ações desenvolvidas foi constituída para oferecer cursos, treinamentos e capacitações de forma remota, virtual, sempre respeitando os protocolos de distanciamento social. “Foi tudo muito importante, muito bem elaborado. Tivemos total atenção e segurança para seguirmos com nossos negócios”, acrescentou o empresário Pedro Campos, que há 40 anos atua no ramo de refrigeração e equipamentos.
“A pandemia nos trouxe ensinamentos. Alguns muito ruins, por conta das mortes, das lojas que foram fechadas, das demissões que aconteceram. Mas, teve o outro lado. Também foi a oportunidade de muitas empresas se reestruturarem”, destacou.
O empresário disse que a sua loja precisou se adaptar. “Com a ajuda da Fecomércio, dos projetos, dos programas e das ações que foram desenvolvidos, conseguimos melhorar os nossos processos de negócios, aprendemos a trabalhar melhor com as tecnologias que a internet proporciona, com vendas online, com o e-commerce, com mais visibilidade e procura em nossas redes sociais, e tudo isso nos ajudou bastante a impulsionar nossas vendas”, enalteceu Pedro Campos.
“O Senac conseguiu mobilizar os empresários”
Diretor Administrativo da loja Campos Equipamentos e Refrigeração, Adriano Azevedo também Fe questão de ressaltar a importância do cuidado e da preocupação que a Fecomércio-RN demonstrou ao possibilitar ferramentas capazes de auxiliar os comerciantes potiguares, “principalmente na otimização dos processos, aliada aos recursos humanos”, acrescentou.
E uma dessas ferramentas foi o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o Senac, que ofereceu cursos de capacitação gratuitos durante a pandemia. “No momento mais difícil, no pior momento, em abril de 2020, tivemos que demitir 14 dos nossos 36 funcionários. Para funcionarmos, reduzimos a nossa jornada de trabalho. Mesmo assim, ainda tivemos uma queda foi de 60% nas vendas. Mas, o Senac conseguiu mobilizar os empresários. E com os cursos que foram disponibilizados, todos gratuitos, treinamos nossos colaboradores. O acompanhamento foi excelente, módulo a módulo, nos mostrando como fazer para aproveitamos ainda melhor as nossas redes sociais, a internet, e isso impulsionou muito as nossas vendas”, reforçou Adriano.
“Mesmo com a maioria das lojas fechadas, nós conseguimos vender até 20% a mais”
O Alecrim é um dos mais importantes centros comerciais da capital potiguar. E o que aconteceu com o empresário Pedro Campos, aconteceu também com outros comerciantes. “A pandemia foi o pior momento, pior que todas as crises econômicas que se tem notícia”, afirmou. “Com certeza. Concordo. E também é verdade que a Fecomércio-RN ajudou a salvar muita gente aqui”, avisou Matheus Feitosa, que tem loja de artigos para festas e descartáveis. Ele também preside a Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA).
“Estou desde sempre no comércio”, disse Matheus. Ele conta que cresceu ajudando a administrar e gerir os negócios da família, e que lembra bem dos burburinhos, em março de 2020, das pessoas falando sobre os decretos impostos pela pandemia. “Tivemos que fechar as lojas por duas semanas. Funcionávamos com as portas baixadas, atendendo apenas pelo delivery. A nossa saída foi o digital. Você está preparado para as vendas online, para alcançar e conquistar clientes pelas redes sociais e mídias digitais? A Fecomércio-RN, pelo Senac, ensina tudo isso”, afirmou.
“Abraçamos a ideia. Não precisamos demitir ninguém aqui graças à Fecomércio-RN, que nos deu orientação e amparo jurídicos de como deveríamos agir e nos adaptar. Foi uma excelente troca de experiências. Todos os nossos funcionários foram treinados gratuitamente. Isso foi o nosso diferencial. Mesmo com a maioria das lojas fechadas, nós conseguimos vender até 20% a mais”, afirmou Matheus.
Ações para a retomada da economia potiguar e para salvar vidas
Abaixo, é possível conhecer as ações desenvolvidas pelo Sistema Fecormécio-RN, com exclusividade, para o período mais crítico da pandemia. São elas:
Plano de Retomada do Setor Turístico Potiguar
O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, criou um plano de ação para retomada do turismo pós-pandemia. O documento define um fluxo geral de atendimento a ser seguido pelas empresas do turismo, em casos de turistas com suspeita de covid-19 ou que informem estar com sintomas da doença. São parceiros, além do Senac-RN, a Secretaria de Turismo do RN (Setur), a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), o Sindicato das Empresas de Turismo do RN (Sindetur-RN), a Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN (Suvisa-RN) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN).
Ao todo, foram oferecidas cerca de 2.500 vagas em cursos ligados, direta ou indiretamente, à retomada da atividade econômica, gratuitas ou com valores fortemente subsidiados, para profissionais dos segmentos de meios de hospedagem, alimentos e bebidas, serviços receptivos, espaços e equipamentos de lazer, e visitação e eventos. Ainda houve a elaboração e estruturação do Selo Turismo Mais Protegido, com o objetivo de fortalecer a confiança dos viajantes por meio da apresentação de empresas e serviços empenhados em resguardar a saúde e a segurança de turistas e moradores.
O plano também foi considerado decisivo para levar o RN a ser o primeiro do país a receber o selo de “Viagem Segura” (Travel Safety Stamp), criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo.
Plano de Retomada da Atividade Econômica do RN no Pós-pandemia
Foi elaborado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Faern) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN (Sebrae-RN), com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas do RN (FCDL RN), Federações das Associação Comerciais do RN (Facern) e da Associação Comercial do RN, o documento apresenta um conjunto de propostas e de protocolos para direcionar a volta do funcionamento, de forma progressiva e segura, das atividades econômicas no estado, a partir do momento em que os decretos estaduais determinem a flexibilização do isolamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus.
O documento teve, inclusive, parecer favorável emitido pelo Comitê de Especialistas da Secretaria Estadual de Saúde Pública, que disse que “o plano apresenta boa qualidade técnica e demonstra um esforço articulado do setor produtivo na elaboração do documento”. A Federação também divulgou, no final de junho, os protocolos de biosegurança que as empresas devem seguir para poderem reabrir suas portas.
Cuidando do RN
Foi elaborada uma plataforma com protocolos gerais e específicos de biossegurança para lojas de comércio e serviços na reabertura gradual da economia. Por meio do portal Cuidando do RN (fecomerciorn.com.br/cuidandodorn), as empresas dos segmentos comerciais têm à disposição todos os protocolos, tanto os gerais quanto os específicos, para impressão, de forma personalizada, inclusive com os dados do estabelecimento, de forma gratuita. Até 29 de julho, quase 1.500 empresas já haviam sido atendidas pela plataforma.
Cursos Gratuitos
Foram ofertadas 950 vagas em cursos on-line gratuitos de preparação dos estabelecimentos de comércio e serviços para a retomada gradual. Inicialmente, foram beneficiadas creches e escolas, escritórios, lojas, estabelecimentos de beleza e estética, shoppings e praças de comércio, estúdios de pequeno porte e personal trainers. Das 950 vagas abertas, 850 foram preenchidas em 2020 e outras 100 destinadas exclusivamente para creches e escolas em 2021.
SOS Protocolos
Foram realizadas visitas nos principais centros comerciais do RN, explicando e tirando dúvidas sobre os protocolos de segurança que compõem o Plano de Retomada Gradual da Atividade Econômica. Na primeira fase do SOS Protocolos, que aconteceu em julho de 2020, foram visitadas mais de 3 mil empresas, com a realização de orientações e capacitações, distribuição de máscaras e álcool em gel a 70%, em todas as regiões da capital (Alecrim, Lagoa Nova, Ponta Negra, Cidade da Esperança, Capim Macio, Pajuçara, Pitimbu) e Macaíba.
Lazer com responsabilidade
O Lazer com Responsabilidade atuou nos bares e restaurantes em Natal e Mossoró. Nas duas cidades, quase 400 estabelecimentos foram visitados, impactando cerca de 10 mil pessoas, entre clientes, empresários e colaboradores, durante os finais de semana. A ação ocorreu entre os meses de maio e julho. Na abordagem, os técnicos orientados e treinados pela Fecomércio-RN e Sebrae-RN distribuíram álcool 70%, máscaras de tripla proteção descartáveis e folheteria, com detalhes sobre as regras determinadas pelos decretos estadual e municipal. Além disso, foi fixado um adesivo que comprova que o bar ou restaurante estava inserido na rota de conscientização. A ação contou com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do RN (Abrasel-RN), Abrasel Pipa, Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares do RN (SHRBS-RN), Associação Brasileira de Agências de Viagens do RN (Abav-RN), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), Natal Convention Bureau, Mossoró Convention Bureau, Sindetur RN, Associação dos Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (Ashtep) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN).
Plantão Jurídico
Canal criado com uma equipe de advogados do Sistema Fecomércio-RN para tirar dúvidas dos empreendedores, por telefone ou aplicativo WhatsApp. Foram mais de 400 empresas atendidas.
Assistência Digital Empresarial
Serviço gratuito de capacitação e ajuda para as pequenas e médias empresas, com foco em ensinar como vender seus produtos/serviços de forma online. Cerca de 500 empresas foram atendidas em 15 municípios do RN.
Lives Senac
Dentro do programa Assistência Digital Empresarial, o Senac promoveu lives por meio do canal do YouTube, com o intuito de estimular o conhecimento e o acesso a conteúdo voltado para as plataformas digitais. Foram realizadas lives quinzenais, que contabilizaram mais de 5 mil visualizações
PSG Empresas
É o Programa Senac de Gratuidade. Foram abertas 600 vagas em cursos online, atendendo empreendedores das cidades de Natal, Parnamirim, Assú, Caicó, Currais Novos, Macaíba, Mossoró, Nova Cruz, Santa Cruz e São Paulo do Potengi, partir das demandas captadas junto aos empresários locais.
Campanha “Compre no RN”
Criada para estimular a compras dos potiguares em negócios locais, na sua grande maioria pequenas empresa. Para isso, foram desenvolvidas ações na mídia e em redes sociais.
Doações
Em 2020, o Sistema Fecomércio-RN realizou a distribuição de mais de 25 mil refeições a pessoas carentes e 1.500 refeições foram entregues aos profissionais de saúde. Mais de 1,5 milhão de quilos de alimentos ainda foram distribuídos a instituições beneficentes cadastradas no Programa Mesa Brasil.
Em parceria com a rede de supermercados Carrefour, foram entregues 1.200 cartões-alimentação, beneficiando cerca de 5 mil potiguares com um total de R$ 120 mil em créditos para compra de alimentos e itens de higiene e limpeza.
Parceria firmada com a Inter TV Cabugi (Afiliada Globo), com a veiculação de VT gratuito por meio da Campanha Mesa Brasil Solidário, conseguiu a arrecadação de 593,110kg de alimentos e 6,62kg em itens de higiene para a população mais vulnerável.
O Programa Mesa Brasil realizou também a entrega de 1.596 litros de leites adquiridos com as vendas das máscaras nas Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul e foram entregues em Natal e Mossoró.
Já em 2021, foi realizado o projeto Mesa Farta, com a distribuição de 5 mil cestas básicas aos trabalhadores do comércio que perderam suas ocupações e sua renda por causa da pandemia.
Houve ainda uma parceria entre o Sistema Fecomércio-RN e a Policia Rodoviária Federal, que obteve reconhecimento pela doação de 312 quilos de materiais de limpeza realizada para o Programa Mesa Brasil. E houve, via Sesc do Distrito Federal, a doação de 13.746 cestas básicas para 85 instituições potiguares, beneficiando 52.240 pessoas.