Nas últimas 24 horas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu 14 ocorrências envolvendo incêndios florestais em todo o estado. Ainda no mês de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar, por meio da Diretoria de Engenharia e Operações (DEO), montou uma força-tarefa para atuar no combate aos incêndios florestais.
“Temos muitas demandas na Região Metropolitana e no interior do estado. O que é comum, acontece todos os anos. Esse número alto de ocorrências atendidas é o reflexo do esforço do nosso trabalho integrado que foi desenvolvido e planejado ainda em agosto quando lançamos a Operação Abrace o Meio Ambiente”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel Monteiro Júnior.
Devido à escassez de chuvas, o incêndio florestal é uma das principais ocorrências em áreas rurais e urbanas neste período do ano. Durante as ações de combate às chamas, os bombeiros militares usaram diversos materiais necessários para conter o fogo, como abafadores, enxadas e bombas costais.
Cuidados
- Nunca jogar resto de cigarro ainda aceso ou qualquer outra fonte de calor em locais onde haja vegetação;
- Nunca usar fogo para limpeza de terreno ou de plantação;
- Próximo as estradas e terrenos, o ideal é providenciar uma aceiro para evitar a propagação de um possível incêndio nas proximidades;
- Em caso de acampamentos, a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação.