O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) apresentou, nesta quarta-feira (16), um balanço referente aos primeiros 15 dias da Operação Verão 2025, destacando seu compromisso com a segurança dos banhistas ao longo dos 410 km de litoral do estado. Entre 1º e 15 de janeiro, os guarda-vidas realizaram 71 resgates de vítimas de afogamento nas áreas monitoradas, sendo que três óbitos foram registrados. Esses números reforçam a importância da prevenção e dos cuidados com a água. No mesmo período de 2024, foram registrados apenas 24 resgates e nenhum óbito nas áreas supervisionadas, o que evidencia um aumento significativo na necessidade de intervenções preventivas e de salvamento neste verão.
Para reduzir os riscos de acidentes, os bombeiros já realizaram mais de 14 mil orientações ao público e aplicaram 4.700 advertências neste início de temporada. Além disso, intensificaram as blitzes educativas nas rodovias que dão acesso ao litoral, em pousadas, hotéis e nas praias mais movimentadas por turistas e veranistas. “A prevenção é essencial para salvar vidas. Nosso trabalho vai além dos resgates; buscamos conscientizar as pessoas para que aproveitem o verão com segurança. Muitas vezes, uma orientação simples pode evitar uma tragédia”, afirmou o subcomandante-geral do CBMRN, coronel Franklin Araújo.
Uma parceria importante deste ano é a colaboração com o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), que tem sido fundamental nos resgates em locais de difícil acesso e no apoio às operações em áreas mais isoladas. Além do reforço no número de profissionais, o CBMRN está investindo mais de R$ 500 mil em diárias operacionais, garantindo a presença diária de mais de 60 guarda-vidas nas principais praias do estado. Esse esforço tem sido essencial para a segurança dos milhares de banhistas que frequentam as praias potiguares. Por fim, o Corpo de Bombeiros reforça o apelo à população para que tome precauções ao entrar na água, siga as orientações dos guarda-vidas e evite situações de risco. Em caso de emergência, o telefone de contato é o 193.