O Corpus Christi, celebrado na próxima quinta-feira (8), não é feriado nacional, mas sim ponto facultativo em todo o país. Em várias cidades e capitais, como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA), a data é feriado municipal.
No Rio Grande do Norte, o Governo do Estado e a Prefeitura de Natal decretaram o dia 9 de junho (sexta-feira próxima) como ponto facultativo nos órgãos e entidades públicos. O ponto facultativo do dia 8 de junho, data do Corpus Christi, já estava previsto.
As agência bancárias de todo o Brasil não terão atendimento presencial no dia 8 de junho, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os bancos funcionarão normalmente na sexta-feira, dia 9 de junho.
Veja abaixo quem tem folga garantida e quem trabalha com ponto facultativo:
- Trabalhadores de empresas privadas em cidades que o ponto é facultativo: cabe negociação se os dias 8 e 9 de junho serão folga.
- O empregador pode descontar as horas não trabalhadas de banco de horas ou exigir compensação futura.
- Trabalhadores de empresas privadas em municípios que a data é feriado: funcionários devem ser dispensados ou ganhar em dobro, caso trabalhem. Há exceções para categorias com acordos específicos.
- Funcionários públicos federais: ponto facultativo nos dias 8 e 9 de junho.
- Funcionários públicos estaduais e municipais: em geral, ponto facultativo, exceto para serviços essenciais, como segurança.
O que é o feriado de Corpus Christi?
O nome, em latim, significa “corpo de Cristo” e celebra o surgimento da Eucaristia, que Jesus instituiu com os apóstolos reunidos na Santa Ceia, no dia anterior à sexta-feira da Paixão de Cristo.
Todas as vezes que vocês fizerem isso em meu nome estarei no meio de vocês, disse Jesus, ao oferecer pão e vinho aos seus doze seguidores.
Foi o papa Urbano IV, em 1264, que instituiu a data pela Igreja Católica. Antes celebrada apenas localmente, a comemoração virou universal após o que ficou conhecido como milagre eucarístico de Bolsena.
Segundo a tradição, um padre celebrava a missa na basílica da pequena cidade italiana e, no momento da consagração, a hóstia sangrou.
No Brasil, o Corpus Christi é marcado pela confecção de tapetes de sal nas ruas. Apesar do nome, as peças decorativas são feitas de diversos materiais, além do próprio sal grosso, como areia, borra de café e serragem.
Band