Correr por uma causa nobre. É isso o que cerca de 450 atletas fizeram na manhã deste domingo (24), em Natal. Batizada de ‘Corre JB 378.000’, a corrida de rua foi realizada no perímetro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e teve toda a renda revertida para o Instituto Juvino Barreto, que há 80 anos se dedica aos cuidados de idosos na capital potiguar.
O ‘Corre JB 378.000’ marca o começo da arrecadação de um valor que o Instituto Juvino Barreto precisa para implantar adaptações nas instalações da instituição para conseguir o habite-se definitivo. Essa quantia está orçada em R$ 378.000. Deste valor nasceu o nome do evento.
Aldecir Nascimento, atleta profissional foi o vencedor da prova. Este ano tem sido muito difícil para mim por causa de contusões e também ter sofrido um acidente, aos poucos estou recuperando minha forma física. “Fiz um ótimo tempo de 16m 33s, o mais importante foi participar e ajudar a causa do Abrigo Juvino Barreto”.
“A sociedade comprou a nossa ideia e graças a Deus o sucesso do evento nos garante dá início a nossa reforma em busca do habite-se definitivo que uma exigência do Corpo de Bombeiros e que será em benefício para todos os idosos da instituição. O que presenciamos hoje aqui é importante porque nos motiva ainda mais a realizar o nosso trabalho em prol dos mais necessitados”, disse, irmã Ducarmo, representante do Abrigo Juvino Barreto.
A Marinha do Brasil apoiou o evento. O vice-Almirante André, comandante do Terceiro Distrito Naval e o Capitão-de-Fragata (FN) Rodrigo Rodrigues, comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal participaram da corrida.
“Todo evento ligado ao esporte é muito bom para sociedade como para nós militares. Quando a gente tem um incentivo maior de ajudar o Abrigo Juvino Barreto, instituição que trata tão bem os idosos de Natal ao qual tive a oportunidade de conhecer, para nós este prazer gera uma grande satisfação. Parabéns aos organizadores, a todos que participaram, foi uma grande festa e quem não estava aqui deixou de participar de um grande evento”, disse o Almirante André.
Sobre o Juvino Barreto
O Instituto Juvino Barreto foi fundado no dia 19 de abril de 1942 com o objetivo de amparar os flagelados da seca e idosos mendigos que viviam ao relento em Natal. Passados 80 anos, a instituição filantrópica luta contra as dificuldades sem perder a liberdade de desenvolver ações voltadas aos mais carentes. Tudo que foi construído até hoje foi viabilizado através de doações, trabalho voluntário e apoio da sociedade. Hoje, são cerca de 70 idosos residentes.