De acordo com Mônica Bergamo, colunista da BandNews TV, a CPI da Pandemia deve convocar o governador do Rio de Janeiro ,Cláudio Castro, para explicar o apoio ao presidente Jair Bolsonaro para a realização de um evento de motos no último domingo (23), que causou aglomeração pela cidade e reuniu mais de 10 mil pessoas, segundo estimativas.
A jornalista confirmou a informação com Renan Calheiros, relator da comissão no Senado. O requerimento deve ser debatido nesta quarta-feira (26). “O governador precisa explicar essa ‘molecagem’. É preciso dar um basta a isso”, disse para Bergamo.
A manifestação pró-presidente mobilizou mil policiais, o que gerou gastos de aproximadamente R$ 400 mil, além de infringir várias regras sanitárias e de trânsito, como motociclistas com placas cobertas, o capacete impróprio usado pelo presidente e pessoas sem máscara e sem cumprir distanciamento social.
Além da ausência de multas pelas infrações, o evento também teve pedidos de intervenção militar por parte de alguns manifestantes e a participação de Eduardo Pazuello, que chegou a subir em palanque com o presidente, o que é proibido pelo regulamento disciplinar do Exército, já que o ex-ministro é um general da ativa.