A terça-feira (28) foi agitada para a torre de controle do Aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró. Um velho problema colocou em risco a segurança de um pouso. Duas crianças pularam o muro do terminal aéreo e foram brincar perto da pista. Por causa do perigo, um pouso precisou ser retardado e a Polícia Militar acionada.
As crianças pularam o muro nas proximidades da Rua João Damásio, e ficaram brincando próximo da pista. A torre de controle teve que intervir rapidamente e pedir para a aeronave esperar enquanto a pista não estava em segurança.
A torre só liberou o pouso após a chegada da polícia militar, que garantiu a segurança para o pouso.
O incidente com as duas crianças vai ser investigado. O terminal está sob administração da Infraero desde o fim do ano passado. um dos motivos para o governo escolher a empresa pública foi a promessa de investimentos em segurança da unidade.
O Aeroporto de Mossoró chegou a ser descredenciado e interromper as atividades por falta de segurança da pista. Havia diversos relatos de animais na pista e de roubos de sinalização.
Em julho deste ano, a presidência da Infraero anunciou o investimento de 16 milhões de reais no aeroporto para melhoria na infraestrutura como segurança, cerca, muro, iluminação e sinalização. Justamente a área que quase causou um acidente grave.
O Aeroporto de Mossoró deve fechar este ano com um fluxo de quase 31 mil passageiros. O terminal tem atualmente 7 voos regulares semanais.
INFRAERO
Em nota, a Infraero afirma que recebeu comunicação do piloto de uma aeronave acerca da existências de pessoas próximas à pista do aeroporto. Contudo, a empresa alega que realizou vistoria e não encontrou qualquer pessoa não autorizada. Abaixo, a íntegra da nota:
Na tarde desta terça-feira, 28, às 16h20, uma aeronave particular Modelo RV-10, tendo como origem o aeródromo de Patos (PB), precisou arremeter na hora do pouso no Aeroporto de Mossoró devido, segundo o piloto, ao avistamento de pessoas próximas à pista de pousos e decolagens.
Prontamente, a fiscalização de pátios e pistas realizou a vistoria de toda área operacional e não encontrou pessoas. Após essa confirmação, o pouso ocorreu normalmente, às 16h25. Não houve impactos na operação do Aeroporto.
Acionada pela Infraero, uma viatura da Polícia Militar também vistoriou a região e não encontrou invasores.
Vale ressaltar que a Infraero realiza inspeções operacionais diariamente com a finalidade de identificar pontos de vulnerabilidade nas cercas, cumprindo os normativos.
Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa Infraero