Um levantamento realizado pela Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) revelou que o setor de turismo do Rio Grande do Norte registrou o melhor mês de setembro dos últimos 10 anos em relação ao número de desembarques de passageiros da aviação civil.
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) , 195.255 passageiros desembarcaram no estado em setembro de 2024 , representando um aumento de 15,6% em comparação ao mesmo mês de 2023 — o que equivale a 26 mil passageiros a mais do que no ano anterior.
Entre os turistas está Méury Oliveira, que visitou Natal pela primeira vez junto com sua irmã, que já havia ouvido falar das belezas da capital potiguar .
“Minha irmã veio do Rio e a gente se planejou para vir, queria muito conhecer Natal e ela falou que comentaram que era bonita, ela ficou interessada e a gente veio ”, afirmou o turista.
Para Antônio Neto, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-RN) , esse resultado é reflexo de estratégias focadas na promoção do destino, além de uma oferta maior de assentos e voos. O mês de setembro, conhecido por ser de baixo tempoum aumento de 9,2% no número de voos e 12,3% na oferta de assentos , com a taxa de ocupação das aeronaves chegando a 84% — a maior registrada este ano.
As perspectivas para os próximos meses, de acordo com Neto, são igualmente positivas, com expectativa de crescimento impulsionado pelo feriado de outubro e a alta temporada de fim de ano.