Cartão-postal da cidade de Natal, o Morro do Careca está ameaçado pelo processo de erosão. Perdendo cada vez mais e recebendo cada vez menos areia, o local passou a ser um problema para poder público por causa do risco de deslizamentos.
O que aconteceu
O MPF (Ministério Público Federal) do Rio Grande do Norte solicitou ao SGB (Serviço Geológico do Brasil), ligado ao governo federal, uma vistoria na estrutura do Morro do Careca. O pedido foi enviado em 7 de julho.
O SGB informou que a vistoria está prevista só para o primeiro semestre de 2024, mas pode ser antecipada em caso de disponibilidade orçamentária e operacional.
A Prefeitura de Natal tenta tirar do papel os projetos de drenagem e engorda de 4 km da praia de Ponta Negra, que começaram a ser desenvolvidos em 2017. Não há previsão para o início dessas obras.
O prefeito Álvaro Dias publicou, no último dia 13, um vídeo mostrando areia caindo do morro e alegando que a engorda de Ponta Negra é “urgente e necessária”.
O recado do prefeito tem um endereço certo: o Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente), órgão do governo estadual. A gestão municipal alega que o órgão está a conceder a licença para início das obras. Álvaro faz parte do grupo de oposição.
Carlos Madeiro – Colunista do UOL