O Rio Grande do Norte tem ganhado destaque no cenário dos esportes eletrônicos (eSports) no Brasil. É o caso do estudante Pablo Roberto Medeiros de França, de 17 anos. O jovem é aluno da rede estadual de ensino e cursa o 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Edgar Barbosa. Ele acaba de ser contratado pela equipe paiN Gaming, uma das mais prestigiadas no cenário de eSports.
O potiguar se dedica ao Free Fire, um dos jogos de battle royale mais populares do mundo. A história de Pablo com o Free Fire iniciou aos 14 anos como um passatempo, mas rapidamente se transformou em uma paixão com intuitos profissionais. A paiN Gaming enxerga Pablo como um dos próximos grandes nomes do Free Fire.
O adolescente foi campeão do Campeonato Escolar de Esportes Eletrônicos do Rio Grande do Norte em 2023, quando representou a escola Edgar Barbosa. De acordo com Pablo, a vitória regional contra uma equipe do Ceará o colocou em destaque e o proporcionou oportunidades maiores. A paiN Gaming é conhecida por desenvolver talentos e competir em alto nível em diversas modalidades de eSports.
“Quando começamos a competir, era mais por diversão e pelo amor ao jogo. Mas, com cada partida, percebi que podia levar isso adiante, transformar minha habilidade em algo maior”, afirma Pablo.
Em vídeo enviado à Band RN, a Presidente da Federação de Esportes Eletrônicos do Rio Grande do Norte, Tábata Diniz, comemora a contratação. “Nós ficamos felizes, pois isso mostra também para outros jovens que o esforço, a dedicação e o talento pode render frutos, realizar os sonhos e mostra também que o esporte eletrônico vem como uma ferramenta inovadora de tecnologia de contato com os jovens ensina trabalhar várias habilidades e vem transformando a vida desses jovens.”, completa.