A Copa do Mundo Feminina 2023 acontece de 20 de julho a 20 de agosto, com sede dividida entre Austrália e Nova Zelândia. Pela primeira vez, o Mundial terá 32 seleções.
A Seleção Brasileira está no Grupo F, com França, Panamá e Jamaica – veja mais abaixo o cronograma e a agenda completa do Brasil.
Vai ter ponto facultativo na Copa Feminina?
Recentemente, a ministra do Esporte, Ana Moser, demonstrou interesse em tornor ponto facultativo o dia de jogo da Seleção Brasileira feminina durante a Copa. Ela citou o tratamento dado ao time masculino e reiterou que as mulheres deveriam ter as mesmas regras em dias de jogos.
Até o momento, no entanto, nada foi decidido a respeito — no âmbito federal. A única capital que decidiu por ter ponto facultativo em dia de jogo da Seleção Brasileira feminina na Copa foi Natal, no Rio Grande do Norte.
Em São Paulo, há um movimento neste sentido. Um ofício foi encaminhado ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pedindo o ponto facultativo nos jogos do Brasil na Copa.
Os mandatos coletivos foram enviados pelos coletivos da Bancada Feminista do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo e na Alesp. As informações são da colunista da BandNews FM Mônica Bergamo.
O que é ponto facultativo?
Pontos facultativos geralmente são datas comemorativas ou importantes para a história, mas que não fazem parte do calendário de feriados oficiais.
Por isso, significa que nesses dias pode-se optar por ter ou não expediente de trabalho. A depender da decisão do empregador.
Os funcionários do setor público estão mais acostumados com o ponto facultativo. Isso porque alguns órgãos públicos não funcionam nesses dias.
Jogos do Brasil na Copa Feminina 2023
- 24/07/2023 – 8h (horário de Brasília) – Brasil x Panamá, em Adelaide (Austrália)
- 29/07/2023 – 7h (horário de Brasília) – Brasil x França, em Brisbane (Austrália)
- 02/08/2023 – 7h (horário de Brasília) – Brasil x Jamaica, em Melbourne (Austrália)
Band