O dia do cuscuz, comemorado nesta terça, dia 19 de março, celebra o prato que foi reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Preparado com farinha de milho, água e sal, é um prato típico do nordeste que vem angariando fãs em outras partes do país.
Ele pode ser consumido no café da manhã, com ovos e queijo, guisado de carne ou frango, picado de carneiro, e no almoço, com outros acompanhamentos, como linguiça calabresa, carne de sol na nata, carne assada com cebola, sardinha ou peixe frito, e também no jantar, com manteiga derretida e até dentro da sopa. Por conta ter um gosto neutro, abraça muitos acompanhamentos, inclusive os doces.
O consumo do cuscuz faz bem para a saúde, por possuir uma quantidade boa de fibras e ser um aliado para aumento da saciedade. Além disso, o cuscuz oferece vitamina A e B1, ácido fólico, ferro, magnésio, zinco, carotenóides e antioxidantes, o que pode auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico.
Band