O Digicom Experience DCXP 2024, evento que celebra a cultura Geek, acontece nos dias 27 e 28 de julho, das 10h às 20h, no Teatro Riachuelo, no shopping Midway Mall. O evento é organizado pela Liga Digicom, um dos maiores realizadores de eventos de games, eSports (esportes eletrônicos) e tecnologias da região Nordeste.
A organização da DCXP anunciou novidades na edição 2024. O espaço contará com Streamers famosos, concurso cosplay, kpop, vila dos artistas, dubladores de personagens de filmes e quadrinhos, entre outras atrações. São 25 atrações para o público, entre jogos eletrônicos em console, PC, mobile, VR, Área Pokemon, Área Harry Potter, Área Minecraft, além de 50 mil reais em premiações para os campeonatos oficiais e das fases finais da competição escolar de esportes eletrônicos do Rio Grande do Norte.
A DCXP 24 terá atrações de peso como os dubladores Bianca Alencar (Charlie e Lola, Mabel) , Marco Ribeiro (Homem de Ferro, Woody do Toys Store), o trio dos personagens do One Piece (Luffy, Zoro, Usopp), Adrian Tatini, Glauco Marques e Carola Valença, além de Francisco Jr. (Aquaman, Sukuna do Jujutso Kaisen). O evento terá shows com o MHRAP, maior rapper geek no Brasil, e Anísio Mello Jr., que é versionista e interpretou as aberturas e encerramentos de Dragon Ball, Dragon Ball Z e Megaman.
A organizadora do evento e presidente da Federação de Esportes Eletrônicos do RN, Tábata Diniz considera o esporte como mecanismo de socialização, diversão e aprendizagem, a exemplo dos esportes tradicionais.
“Nossa iniciativa enseja a possibilidade de estimular a cidadania, levando os jogadores a se entenderem como adversários e não como inimigos, na construção de identidades, baseada no respeito. A virtualização esportiva é de interesse público, contribuindo na melhoria da capacidade intelectual, fortalecendo o raciocínio e habilidade motora de seus praticantes. Por isso, estamos preparando mais um evento para os pais aproveitarem o dia inteiro com seus filhos”, averba.
DIGICOM
O sonho de ter status de cyber atleta atrai cada vez mais jovens e impulsiona um mercado que fatura 196 bilhões de dólares, maior que o da música e do cinema, juntos. Diante disso, o casal de potiguares Renan Diniz e Tábata Diniz, atraídos pelo universo gamer, em 2016 criaram, a Liga Norte Riograndense de e-Sports, a Digicom, para incentivar a profissionalização no cenário local. Com esse trabalho, formou-se um público crescente e fidelizado, reunindo milhares de jovens em suas competições.
Vários jogadores da Digicom foram contratados para equipes profissionais. O ABC foi o primeiro clube de futebol do Nordeste a formar uma equipe de e-Sports para jogar na liga e o interesse de grandes empresas patrocinando o competitivo no Nordeste vem aumentando. A Digicom evoluiu para Liga Nordeste e, em 2021, Renan e Tabata fundaram a Federação de Esportes Eletrônicos do RN, o que cria mais oportunidades para os jogadores amadores participarem de competições nacionais e até internacionais.
INFORMAÇÕES:
INSTAGRAM @digicomxp
INGRESSOS ligadigicom.com.br/
PONTOS DE VENDA:
Vem pra Mesa – Via Direta
Have Presentes – Midway
House of Games – Natal Shopping
Magic Games – Cidade Jardim